terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Campanha de Valorização dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, em Paragominas

Na noite do dia 11 de novembro do corrente, a Cáritas de Paragominas reuniu em torno de quarenta pessoas, entre elas os atores principais da atividade, com a presença dos catadores da cooperativa – COOPERCAMARE, entre os convidados estavam representantes de assocação de moradores, do Instituto Popular Amazônico, do Movimento Amazônico Rural e Urbano - MARU, de professoras da Escola Maria Luiza, universitários do IFPA; Faculdade Reunida e do Pároco da Igreja Católica Pe. Márcio Pinheiro.
                                                                           
O lançamento da campanha se deu com uma forte Mística do Movimento Nacional dos Catadores. Com a declamação do poema do MNCR, seguindo o momento com um vídeo de fotos dos catadores e frases sobre a valorização da vida, além de trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e finalizando o vídeo foi apresentado um calendário do ano de 2011 onde constam imagens do dia a dia dos catadores. Esses calendários serão distribuidos em toda a Cidade de Paragominas e entorno como forma de divulgar ainda mais o trabalho dos catadores. O calendário foi construído para que todas as pessoas que obtiverem o material tenham presente no seu dia-a-dia essa presença forte e marcante daqueles que na prática atuam fortemente na verdadeira defesa do meio ambiente.

O presidente da cooperativa dos catadores fez uma fala forte no que diz respeito à organização e do apoio da sociedade, para a melhoria do trabalho e do respeito para com os mesmos.

Após a fala de lançamento da campanha foi aberto para os participantes que estavam na plenária contribuírem, a partir daquele momento do lançamento como todos podem colaborar para desenvolvermos ações que promovam a valorização, neste momento muitas pessoas e organizações se comprometeram em dar continuidade ao apoio fazendo mobilização social, buscando a melhoria de trabalho etc.

As contribuições foram verdadeiras lições de vida, promovendo o bem está e a valorização do ser humano através da qualidade do trabalho, foi assim que os participantes indicaram o caminho a percorrer a partir do lançamento da campanha de valorização.

Como mística de encerramento os representantes que estavam à mesa foram convidados e motivados a pegar o calendário da cooperativa (material de divulgação da campanha), para entregar aos participantes dizendo o que representa a valorização dos catadores, desta forma sensibilizar quem recebe a dar valor estimado pelos catadores e catadoras de materiais recicláveis.



Cleciana Silva
Articuladora Local do projeto
Reciclando vidas em Paragominas/PA



Nenhum comentário:

Postar um comentário