Economia Solidária

UMA OUTRA ECONOMIA ACONTECE

Com as crises econômicas que cada vez mais tem tornado o homem refém do sistema, faz mais que necessária que seja potencializado o modelo que transforme valores e necessidades com sustentabilidade e viabilidade econômica e uma justiça social e ambiental tendo como seu próprio sujeito o homem e a mulher.

Alem disso, a economia deve ser entendida como sustentável aquela que permite uma conquista de direitos sociais, e o acesso a um ambiente saudável e de diversidade cultural, possibilite a a autodeterminação dos povos e da igualdade dos gêneros, raças e etnias.

O QUE É A ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária (ES) é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finança ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na economia solidaria não existe patrão nem empregados, pois, todos(as) os(as) integrantes do empreendimentos são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

A economia solidaria por sua vez apresenta as seguintes características:

    • Cooperação com a existência de  interesses  e objetivos comuns, a união dos esforços e capacidades, a propriedade coletiva de bens, a partilha dos resultados e a a responsabilidade solidária sobre possíveis ônus.
    • A autogestão é o conjunto de orientações para praticas democráticas e participativas nas decisões estratégicas e cotidianas.
    • A solidariedade é expressa em diferentes dimensões, desde a  congregação de esforços mútuos dos participantes para o alcance comuns.
    • A ação econômica é uma das bases de motivação da agregação de esforços e recursos pessoais e de outras organizações  para produção, beneficiamento,  credito, comercialização e consumo, o que envolve elementos de viabilidade econômica. 

Nós do IPA temos ao longo da nossa trajetória, temos incansavelmente nos dedicado a formação de grupos de produção de agricultores familiares, artesãos, mulheres jovens do campo e da cidade. De forma mais estratégica a ação do Instituto vem ao encontro do fomento a Rede Capim de Economia Solidária.

O que é a Rede Capim de Economia Solidária:

É uma articulação de diversos grupos presentes nos 16 municípios da Região Capim (Estado do Pará), com o foco de desenvolvimento, equidade e enfrentamento ao trabalho escravo e a miséria. A região abrangente esta localizada principalmente nas beiras da Rodovia Belém-Brasília e nos Rios Capim e Gurupí.

Para mais informações favor entrar em contato conosco:

  • Instituto Popular Amazônico
  • Rede Capim de EPS