quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conferência Territorial de Juventude do Nordeste Paraense acontece em Ipixuna do Pará


Foto: Jose Wilson

Cem jovens vindos dos 20 municipios que compõe o Territorio Nordeste Paraense, ocuparam o municipio de Ipixuna do Pará, levando sua ginga e sua graça, para a formulação de políticas publicas de juventude. A Conferência inciou na sexta dia 7 as 9h e encerrou no sabado (8) ao meio dia.
O envento, reuniu jovens de comunidades rurais e urbanas dos municipios do Territorio, e com muita animação e disposição a conferencia seguiu assessorada por José Wilson Alves e Ana Teresa ambos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministerio do Desenvolvimento Agrário.
O MDA foi muito decisivo para a realização das conferencias territoriais de juventude, que alem do Nordeste Paraense, o Territorio Baixo Tocantins realizou sua conferencia em Baião nos dias 1 e 2 de outubro.
Um conjunto de organizações entre elas, o IADH, IICA, IPA, Rede Capim de Economia Solidaria  e Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará, foram importantes para que o evento acontecesse com sucesso.
Ao final a Conferencia aprovou a criação de uma Comissao Provisória de constituição do Comitê de Juventude e de uma moção de repudio contra a tentativa de divisão do Estado do Pará.

Segue a redação da moção:

1ª CONFERENCIA TERRITORIAL DE JUVENTUDE DO NORDESTE PARAENSE

MOÇÃO DE REPUDIO CONTRA A TENTIVA DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARA

O Pará tem um significado no cenário nacional seja econômica, cultural, política e socialmente, com uma dimensão geográfica marcada pelas características gigantescas e exuberantes por natureza, e nós juventude do nordeste paraense reunidos na 1ª Conferencia Territorial de Juventude do Nordeste Paraense nos dias 07 e 08 de outubro em Ipixuna do Pará, manifestamos nosso repúdio pela intenção de setores da sociedade paraense em dividir o Estado alegando enganosamente interesses do povo, o que denunciamos serem essas justificativas enganosas, pois, a divisão só nos trará o retrocesso, e empoderamento de senhores donatários e retrógrados de regiões do Estado que estão querendo construir um estado para eles próprios.
A juventude do Território Nordeste Paraense presente nesta conferencia oriundos dos vinte municípios que compõe o território da cidadania do nordeste paraense, representados pelas pastorais sociais, movimentos sociais do campo e cidade, sindicatos, Ong´s, Rede de Economia Solidária.
Por meio deste instrumento fazemos saber a toda a População do Estado do Pará e a nação Brasileira, o nosso sentimento de repudio a tentativa de divisão do Estado do Pará, e dessa forma, somos  irrestritamente contra a separação territorial do Pará, pois a nenhum elemento apresentado para essa divisão, seja ela, a dimensão geográfica, econômica ou política, é suficiente para justificar tal iniciativa separatista.
Por essa razão, reiteramos nosso compromisso e esperança, num estado unido, desenvolvido, cheio de oportunidades, para homens e mulheres, do campo e da cidade, com plena capacidade de envolver todas as suas camadas sociais sem distinção ou descriminação.
Somos totalmente favoráveis a aplicação de mais recursos para que possamos ter um desenvolvimento territorializado, que possamos ter a juventude, assim como todos os segmentos da sociedade com maior dificuldade de acesso a política publica, tenham seus direitos respeitados e sua dignidade preservada pelo Estado.
Denunciamos o golpe, que antigos dominantes do Estado do Pará, agora aparentemente em fase de decadência política no Estado, querendo com toda força, com muita força voltar ao poder político, criando dessa forma um estado para si próprio.
Portanto, as delegadas e os delegados presentes nesta conferencia aprovam e pedem que seja divulgada a presente moção de repudio contra a divisão do Estado do Pará.

Ipixuna do Pará-PA, 08 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário