segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Instituto Popular Amazônico e Cáritas Paragominas participam de Seminário de Educação Ambiental de Paragominas



Aconteceu em Paragominas o Seminário Programa de Educação Ambiental, com o tema “O papel da Escola na Construção de um Futuro Desejável”. Este Seminário é resultado do Programa de Educação Ambiental que vem sendo desenvolvido em Paragominas desde 2008 em parceria com governo local, Hydro e CEDAC (Comunidade Educativa). O evento aconteceu nos dias 05,06 e 07 de dezembro no Teatro Reynaldo Castanheira, com atividades temáticas na Escola Anésia da Costa Chaves, e contou com presença de autoridades locais, professores, representantes de empresas, sindicatos e organizações sociais, entre outras.
Na quarta-feira (5) no Reynaldo Castanheira foi à cerimônia oficial de abertura e estiveram presente autoridades locais, professores, representantes de empresas e sociedade civil. As falas da primeira mesa foram todas ressaltando a importância, o desafio e necessidade de se trabalhar a Educação Ambiental como um todo.
            Na quinta-feira (6) teve uma esplêndida palestra com a Professora Me. Doroty Matos, Mestre em Educação pela UMESP e Gestora Ambiental pela FMU/SP. Em sua apresentação trouxe importantes elementos de como trabalhar as agendas 21 como instrumento de educação ambiental nos diversos setores sociedade, tendo como instrumentos referenciais a Carta da Terra, o Tratado Internacional da Educação Ambiental e Sustentável, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. O momento seguinte teve às apresentações dos trabalhos de educação ambiental realizados pelos professores das diversas áreas de conhecimento, e ao final do dia teve as oficinas como: Horta na Escola, Papel Reciclado, Reaproveitamento de Alimentos, etc.
O último dia (sexta-feira) contou novamente com a contribuição da Professora Me. Doroty Matos que a partir dos trabalhos realizados nos dias anteriores, ela trouxe mais conteúdos riquíssimos voltados para a atuação na Educação Ambiental, e apresentou ainda exemplos de iniciativas que já estão acontecendo no Brasil e no mundo. A professora alertou da urgência em se trabalhar Educação Ambiental mais com um olhar para o presente, em conjunto com poder público, iniciativa privada e sociedade civil. Também respondeu perguntas feitas pela plenária como a de José Wilson Assessor da Cáritas Paragominas, que fez sua intervenção, questionando, sobre a aplicação da Carta da Terra na Amazônia, e, qual é o instrumento que é resultante do empoderamento da sociedade ambientalmente educada?
 O evento terminou apresentação com esta frase para expressar o compromisso de todos com a educação ambiental: “Juntos, misturados, comprometidos e pactuados”.
Portanto foi um momento de troca de conhecimento, a qual ficou clara a necessidade de uma consciência ambiental, pois a sociedade tem que avançar juntos com ações concretas que sirvam de exemplo para as crianças que serão o futuro da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo: