sexta-feira, 30 de novembro de 2012

IPA 5 anos de história


Por, José Wilson Alves[1]


Este momento de reflexão para nós do Instituto Popular Amazônico e seus parceiros é de fundamental importância para a nossa pratica e para o nosso pensamento estratégico. Para uma organização social como o IPA que atua em Paragominas desde 2007, ou seja, exatos 5 anos temos muito a nos orgulhar de compor esse empreendimento social.
Foto: Célio Lima
Vale muito ressaltar o clima político em que o Instituto Popular Amazônico surge, em 2005 com inicio de um forte trabalho de enfrentamento ao trabalho escravo no pólo Paragominas (Dom Elizeu, Ualinopolis, Ipixuna e Paragominas), dialogando com diversos setores da sociedade, e, andando muito por todo esse território Nordeste Paraense, pode ser percebido a grande ausência de políticas publicas para a juventude (ainda há) e para os camponeses, assim também para as mulheres do campo e da cidade pelos municípios que compõe a microrregião.
Frente a isso, estimulados pelo exemplo da Cáritas Brasileira e pela dor e sofrimento do povo, diversos jovens ligados a igreja Católica e a Pastoral da Juventude e movimentos sociais no Estado do Pará iniciaram ao longo do tempo um processo de formação política, que inspirou organização de um instrumento formal e administrativo para apoiar as tão sonhadas mudanças sociais em apoio aos grupos e movimentos sociais que, diga-se de passagem, ainda hoje são escassos em Paragominas e região.
Mantemos-nos atualmente somente com o voluntariado e valentia de seus sócios, os quais se revezam em administrar a instituição, executar os projetos e captar recursos e novos parceiros, bem com, dialogar com os órgãos do podre publico em Paragominas e no Estado do Pará.
Estamos num momento de muitas transformações e renovação, graça aos nossos companheiros que sonharam e continuam sonhando juntos por uma Amazônia livre, e uma pátria livre e que todos possam ter liberdade e condições de viver sem o julgo do domínio de elites e conglomerados econômicos.
O IPA, esta disponível sempre de portas abertas a todos os agricultores, donas de casa, catadores de material reciclável, jovens e adolescentes, que nos procuram, que buscam beber de uma fonte, que estão sendo vitimados pela violência ou pela negação de seus direitos e de sua dignidade, estamos abertos para dialogar com o respeito inter-religioso e ecumênico aos povos, comunidades e tradições considerando o que há de mais valioso para todos, a vida, a liberdade, a justiça  e a paz no mundo.
O Instituto Popular Amazônico segue sua historia firme e com muita disposição para lutar e defender em nome de uma solidariedade libertadora, todos aqueles que em qualquer parte da terra estiverem sofrendo injustiça e perseguições políticas, descriminação, preconceitos e marginalizações.




[1] Educador Popular; Gestor Empresarial/UNAMA; Licenciando em Biologia/IFPA; Sócio fundador do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário