sexta-feira, 2 de março de 2012

Região metropolitana de Belém ganha o seu primeiro banco comunitário





O conjunto Paar, localizado no município de Ananindeua, inaugurou no dia 29 de fevereiro o Banco Comunitário Paar. Este é o primeiro banco comunitário da região metropolitana de Belém.

O Instituto Capital Social da Amazônia é gestora do projeto Bancos Comunitários da Amazônia e já inauguraram 8 bancos comunitários: 1 no Acre, 3 no Amazonas e 4 no Pará, nas cidades de Jacundá, Gurupá, Igarapé-Miri e Ananindeua.

Os bancos comunitários atuam de forma solidária e em rede no fortalecimento da economia local e é a própria comunidade que é responsável pelo banco. A dinâmica do banco comunitário é trabalhar em linhas de crédito, em real e a outra em moeda social, no caso do banco comunitário do Paar a moeda chama-se Ananins.

Para Valéria Coroa, presidente do Instituto Capital Social da Amazônia a inauguração do banco comunitário no Paar é uma vitória para a comunidade “foi a comunidade que abraçou o projeto” explica.

Na inauguração estava presente a presidente do Instituto Capital Social da Amazônia Valéria Coroa e Carmem Wolf, diretora financeira; Haroldo Mendonça, Coordenador Geral do comércio Justo e crédito (SENAES); Gilvan Cleber Sales do Nascimento, coordenador do Projeto Bancos Comunitários da Amazônia; Lindomar Silva, secretário executivo da Cáritas Regional Norte 2 e membro do Fórum Paraense de Economia Solidária; Edmilson Lima, representante da Prefeitura de Ananindeua, [e articulador na área do Paar; Marcia Helena, Instituto Cidadania Amazônia e Antônio Melo, coordenador do Conselho Comunitário do Paar.


(Mar 2) Publicado por Caritas Norte 2



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo: