quinta-feira, 22 de março de 2012

Rede Capim de Economia Popular Solidária, Realiza Formação em Ipixuna/PA





A Coordenação Colegiada da Rede Capim de Economia Popular Solidária, esteve presente em Ipixuna do Pará para a realização de uma oficina de economia solidária com os grupos de empreendimentos solidários e produção de agricultura familiar do município.

O encontro iniciou por volta das 9:00h  animado pelo representantes da coordenação colegiada  Eduano Santos, na ocasião também esteve assessorando o Vice Presidente do Conselho Diretor do Instituto Popular Amazônico Célio Lima Cedro, que auxiliou na dinâmica do processo de formação.
No primeiro momento foi feito uma rodada de perguntas com os participantes quanto ao entendimento sobre economia solidária, se tendo assim a opinião de alguns a participantes sobre o que entendia do assunto:
Como o Sr. Manoel Kamon que disse que Economia era economizar para não faltar, Popular, é trabalhar com todos, e Solidário, ser solidário meu próximo.”
O Sr.José Manoel que falou que pra eles que fazem parte de associação, o trabalho é feito em mutirão, então a economia que é feita de certa forma serve até para ajudar o vizinho no momento de uma necessidade.
Dona Maria José, disse que Seria bom que acontecesse na prática e saísse do papel. Pra me economia solidária é uma economia que é pra todos, repartir solidariamente.
       O segundo momento foi exibido um vídeo onde relata algumas experiências de economia solidária que já vem dando certo em outros estados brasileiros. Durante a apresentação do vídeo os participantes ficaram atentos, e em seguida ouve um momento de contribuição a partir da experiência de cada um onde foram levantados alguns pontos como:
- a importância do trabalho coletivo;
- a necessidade de uma produção em careia, como os produtores de leite que por falta de uma cooperativa que atue na compra e beneficiamento do leite que possibilitasse a comercialização do leite com um preço mais acessível, para que não tenha que vender para o atravessador a um preço baixo;
- os projetos que não vigoraram por motivo de no período de implementação não levaram em consideração e sistema de produção da região, como exemplo citado, foi o de plantios de cajus e que até hoje não produz frutos.
      O  Eduano explicou mais quanto a proposta que a economia solidária traz enfocando seus princípios como, a valorização do ser humano e do trabalho, a busca de uma relação com a natureza sem agredir o meio ambiente, os valores de cooperação do trabalho solidário, a importância de se organizar em rede possibilitando a troca de experiências, produtos e serviços.
   Por volta das 14:00h encaminhou-se que as oficinas de EPS aconteceria em suas comunidades, e, cada presente articulará a atividade na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo: