terça-feira, 17 de maio de 2011

TEATRO DO OPRIMIDO POPULAR AMAZÔNICO COMUNIDADE

Por Manoel Gilvaney

No último fim de semana (14 e 15 de Maio), no Bairro do Jardim Bela Vista em Paragominas, o Grupo de Teatro do Oprimido Popular Amazônico realizou oficina com crianças e adolescentes do Bairro, com o objetivo de apresentar as técnicas do Teatro do Oprimido, e formar um grupo de teatro local, para aos poucos começar a fazer um trabalho de sensibilização na comunidade quanto aos problemas sociais existente.
“Ao aprender as técnicas do TO, as crianças começam a aplicar isso no seu dia-a-dia, ao mesmo tempo em que vão construindo as peças teatrais”, diz Eduano, coordenador do grupo.
A atividade foi realizada na sede da Associação de moradores do Bairro, e o processo de mobilização partiu da iniciativa dos próprios moradores, com a necessidade ocupar seus filhos para que não se insiram no mundo da criminalidade e, assim façam o papel de cidadão consciente.
O Teatro do Oprimido é uma ferramenta importante na sociedade, pois esta ferramenta chama o povo para uma provocação das problemáticas, e os próprios são moradores são os sujeitos que relatam os fatos e também os que propõem possíveis soluções para os acontecimentos.
Eduano diz que este grupo terá a responsabilidade de puxar os debates nos outros bairros, inclusive a comunidade do Ouro Preto, onde o Instituto Popular amazônico tem desenvolvido trabalhos comunitários.
Você que quiser conhecer melhor o Grupo de Teatro do Oprimido Popular Amazônico, sobre técnicas, quem trouxe para o Brasil, entre outros, pode mandar suas dúvidas para ipa.pgm@hotmail.com ou ligar para (91) 3729 6522/ 8182 3137 falar com Eduano, até mesmo para quem deseja participar do Grupo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário