segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Instituto Popular Amazônico participa de formação em comercialização da Rede Brasil Rural

O Instituto Popular Amazônico participou em Brasília do Curso de Formação da Rede Brasil Rural, voltado para a Comercilização de Produtos da Agricultura Familiar, reunio entre os dias 08 a 10 do corrente mês tecnicos de bases de serviços, que atuam junto as associações cooperativas nos estados da região Norte e Centro Este do Brasil. Esta é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministerio do Desenvolvimento Agrário.
O IPA esteve representado por José Wilson Alves, que tem larga experiencia em desenvolvimento rural sustentavel no Estado do Pará, com expertize nos territorios do Baixo Tocantins e Marajó. A participação do IPA fortalece a ação da instituição e o desenolvimento da agricultura familiar como um todo para o país.

Levar informação para melhor assessorar os empreendimentos da agricultura familiar na comercialização de produtos e insumos. Essa é a grande expectativa dos técnicos dos estados da região norte e centro-oeste que estão participando, a partir desta terça-feira (8), do curso de formação de agentes de comercialização da Rede Brasil Rural (RBR), em Brasília. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tem como objetivo capacitar os técnicos que atuam nas bases de serviços para auxiliar as cooperativas e associações da agricultura familiar na utilização da ferramenta virtual RBR.

A maioria dos técnicos que participam da oficina são pessoas que já trabalham nas bases de serviços da agricultura familiar e desejam ampliar o alcance de comércio das associações e cooperativas. Entre eles, a técnica Kelsilene Nunes, que trabalha no auxílio à comercialização de cooperativas da agricultura familiar em Palmas (TO). “A gente entende que a Rede Brasil Rural representa um avanço, uma inovação na área. O comércio eletrônico já uma realidade, representa o futuro. E nós estamos aqui para garantir a inclusão da agricultura familiar nele”, ressaltou. Com esse mesmo objetivo, Wanderley Araújo veio do município de Presidente Figueiredo, no Amazonas. Para ele, o trabalho do técnico é importante para mobilização local. “A gente conhece cada rio, cada estrada, cada igarapé da região e estamos ansiosos para ajudar a colocar a rede para funcionar”, revelou.



Em Brasília, a etapa presencial do curso segue até quinta-feira (10), com uma série de palestras sobre Desenvolvimento Rural Sustentável, Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo e Associativismo, bem como o acesso aos mercados privado e institucional por meio de programas do MDA como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural foi criada para aproximar os produtores dos fornecedores e consumidores finais. Seus objetivos são organizar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, beneficiando seus participantes. O site exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares que poderão comprar, juntos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. A meta do MDA para o primeiro semestre de 2012 é capacitar e cadastrar 1,6 mil entidades, beneficiando mais de 200 mil agricultores em todo o país.

O objetivo da Rede Brasil Rural é reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos de eficiência em cada etapa da cadeia produtiva, preservando a identidade da agricultura familiar. O projeto também conta com apoio do BNDES como agente financiador e a parceria dos Correios, que cuida de toda a logística de entrega de produtos, tanto para os agricultores quanto para os clientes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário