segunda-feira, 16 de abril de 2012

COOPERCAMARE de Paragominas está entre as cooperativas contempladas pelo o Projeto Reciclando Vidas.


Aconteceu em Brasília do dia 11 a 13 de abril o Encontro Nacional de Planejamento da ação com os catadores (as) de materiais recicláveis, que tinha objetivo avaliar o desempenho da Caritas no Projeto Reciclando Vidas na articulação e organização com os catadores(as) de matérias recicláveis.

O encontro foi um espaço de formação e troca dês experiências entre assessores dos regionais, integrantes do Projeto Reciclando Vidas, representantes de cooperativas de catadores (as), do Movimento Nacional de catadores (as), da Caritas Alemã, do Comité Internacional, da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na oportunidade foi apresentado um estudo sobre a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sobre os avanços, desafios e oportunidades. Cadeia esta que é composta por sete etapas a serem seguidas: o descarte, a coleta, a tiragem, a implementação, o beneficiamento, a reciclagem e a transformação.


O Projeto Reciclando vidas é um convenio estabelecido com a Comissão Européia através da Cáritas Nacional para os estados do Pará, Maranhão e Bahia. Projeto que tem como objetivo desenvolver estratégias de formação, capacitação e apoio aos grupos de catadores, contribuindo para a inclusão social e melhoria de qualidade de vida das catadoras e catadores de materiais recicláveis e de suas famílias.
 Em Paragominas o projeto atende cerca de 56 catadores e catadoras que vem sendo acompanhados pala Cáritas Paragominas desde 2009. A principio era dois grupos sendo a COOPERCAMARE no aterro sanitário e catadores de rua no bairro Aragão.


O projeto Reciclando Vidas já realizou várias ações como:
1.       Seminários de Meio Ambiente;
2.       Comemoração do Catador;
3.       Encontro de formação;
4.       Intercambio de trocas de experiências com outras cooperativas;
5.       Curso sobre economia solidária;
6.       Articulação de pontos de coletas de papel, para reciclagem;
7.       Curso de artesanato como alternativa de geração de renda;
8.       Exposição da produção de artesanato;

O projeto Reciclando Vidas também possibilitou:
1.       Uma melhor imagem da cooperativa COOPERCAMARE, valorizando a categoria;
2.       Ampliou a parceria local, para apoio as ações com os catadores e catadoras;
3.       Organização do trabalho coletivo através de parceiros;
4.    Ações de sensibilização e mobilização da sociedade como um todo, para a importância do papel do catador;
5.     Preparação para organização da coleta seletiva no município; 
O projeto Reciclando Vidas agora tem como metas colocar a pratica um plano de ações que foi discutido e estabelecido no ultimo Encontro Nacional de Planejamento de ações com os catadores de materiais recicláveis em Brasília. O plano prevê um conjunto de ações a ser desenvolvidas até o ano de 2015, tendo em vista o estagio atual da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 
Saiba mais sobre a ação da Cáritas Paragominas no acompanhamento aos Catadores(as) de Materiais Recicláveis :



Nenhum comentário:

Postar um comentário