quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

(TOPA) Teatro do Oprimido Popular Amazônico, estar entre os treze municípios contemplados pelo programa educacional “Escravo Nem Pensar”.

Paragominas-Pa estar entre os treze municípios dos seis estados brasileiros que foram contemplados pelo programa educacional “Escravo Nem Pensar”, e que ao término deste ano de 2011 foi lançado uma cartilha em que apresenta todas as experiências que tiveram apoio da ONG Repórter Brasil. www.reporterbrasil.org.br, www.escravonempensar.org.br.
O projeto Ouro Preto estar entre as experiências com ações de prevenção e combate ao trabalho escravo rural e contemporâneo onde o grupo Teatro do Oprimido Popular Amazônico apresentou como proposta as técnicas teatrais como instrumentos de reflexão a respeito dos problemas sociais e como forma de organização a sociedade para intervir nessa realidade.

Crianças e adolescente participaram de oficinas de formação, em que os educadores apresentaram o tema do trabalho escravo por meio de técnicas de dramatização e de expressão corporal, dinâmicas e materiais didáticos e ao término da primeira etapa foi construída uma peça teatral que retrata a história de uma família retirante: o pai é iludido por um aliciador e procura uma forma de se libertar.
A idéia era de criar um núcleo de Teatro do Oprimido na Comunidade Ouro Preto, um bairro vulnerável do município para realizar intervenções sobre temáticas sociais do dia a dia da comunidade. Esta é uma das ações que se tem em vista no projeto Ouro Preto, onde se tem como propósito de dar continuidade com outras atividades, mais que por falta de recursos o projeto encontra-se com dificuldade na execução das atividades.
“Um dos primeiros objetivos enquanto IPA com a comunidade foi alcançado, que é a confiança. Isso é extremamente importante, a dificuldade é que o espaço onde ira funcionar o projeto, estar em situação precária e a instituição não tem recursos para construção do espaço, mais que a comunidade precisa isso sim, e vamos nos dedicar o máximo por aquele povo e sonhamos com um pequeno salão onde a comunidade poderá usar para suas atividades, pois eles necessitam de uma atenção especial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário