domingo, 19 de abril de 2009

Encontro no Rio Capim Discute Economia Solidaria.



Uma equipe de agentes da Cáritas Brasileira Regional Norte II e do IPA-Instituto Popular Amazônico, estiveram na sexta dia 17 p.p reunidos com trablhadores e trabalhadoras da Comunidade de São Sebastião, localizada a beira do Rio Capim, 90km da cidade de Paragominas. Durante a reunião foi refletido pelos presentes, as cosequencias do atual modelo de desenvolvimento, assim como, o modelo de desenvolvimento rural sustentavel pretendido pelos moradores da comunidade, a crítica situação tual da comunidade, levando em consideração o tempo chuvoso e as condiçoes de transporte e estrada que a regiao conta.


Entretanto, a comunidade ja teve outros debates feito pelo SEBRAE, porém segundo os próprios trabalhadores, a entidade abandonou o projeto, e estão apreencivos com a iniciativa da Cáritas e do IPA, em mobilizar projetos de economia popuar solidaria na regiao Capim.


Os agentes que coordenadenaram a reunião, apresentou a atual articulacao da Rede Capim de Economia Popular Solidaria, frizando pois, a historia da regiao do Rio Capim, sua importância, e todo o simbolismo que tem para o povo da região.


Caritas Brasieleira, que tem histórico junto ao povo da beira do Rio Capim, e que a mais de 27 no Brasil tem experiencia em economia popular solidaria, desenvolvimento sustentavel e solidário, entre outras temas afins, retoma o dialogo com as comunidades e seus respectivos trabalhadores da regiao.


O Instituto Popular Amazônico, como sendo um ator local de apoio ao desenvolvimento rural, urbano e territorial, vem desenvolvendo um papel muito importante para apoiar os grupos de produção e as comunidades urbanas e rurais do Estado.


Paragominas, tem grandes demandas e pode ser uma referencia na articulacão em rede de grupos de producão solidária, bem como, pode ser um forte local de fortalecimento dos movimentos sociais, do debate de um modelo de desenvolvimento mais justo e solidário, na região, no Pará e na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário