A Juventude na Praça chegou ao bairro Promissão III de Paragominas/PA, faz parte da animação da Campanha da Fraternidade (CF 2013), que traz como temática “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me”!
A atividade é uma realização da Pastoral da Juventude de Paragominas e Cáritas Paragominas que tinha por objetivo fazer um momento de reflexão e integração da juventude com comunidade, através da cultura e da arte, pautando assim as razões de viver da Juventude frente aos graves problemas sociais que os atinge, pautando toda sua alegria e as razões de querer viver.

A atividade aconteceu no dia 07 de abriu e foi um momento muito rico e atrativo que contou com várias apresentações culturais, como teatro, dança, jogral e poesia, fazendo reflexões sobre os riscos e dificuldades sofridas pela juventude, na luta pela vida.

A Juventude quer viver! É preciso que a sociedade como um todo independentemente de raça ou crença, compreenda os motivos que leva a juventude a se enveredar pelos caminhos da violência, das drogas e outros mais, para então se pensar e criar meios que de fato venham oferecer caminhos, que a juventude deva seguir e que não seja o da violência, da corrupção, do trafico, em fim. No atual momento em que vivemos é um desafio para todos, seja você, católico, evangélico, mulçumano, judeu, budista, indígena, espírita, ateu, Em fim. Não importa a crença, o que interessa saber é que a juventude todos os dias é vitima da violência, e mesmo na condição causadora, ainda assim é vitima, por causa dos motivos que o levaram a praticarem tais violências, por falta de oportunidade, por não ser ouvida, por falta de políticas publicas, etc.A Campanha da Fraternidade apesar de ser realizada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB) não se restringe somente ao povo cristão, é lançado o desafio para toda a sociedade a refletir sobre a causa, na lutar por uma sociedade mais justa.
Por: Eduano S.Santo









um dos principais instrumentos de formação da juventude são os espaços para debates, leitura em grupo, e acesso a cultura sem nenhum tipo de preconceito. agora a campanha desse ano foi muito importante, mais tão importante quanto evangelizar e formar politicamente a juventude brasileira.
ResponderExcluirprecisamos de uma sociedade sem preconceitos. está e a hora de desconstruir esta cultura eurocentrica implataram no brasil.
um abraço do companheiro de sempre!
Rogério Vidal