sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

AÇÃO DA CÁRITAS COM CATADORES

FEV 2

Momento oportuno para o projeto Reciclando Vidas,

articuladores propõem novos desafios.

Ao final de três anos o projeto reciclando vidas continuará na ação da cáritas com catadores e terá novos desafiosO projeto Reciclando Vidas, realizado pela Caritas Brasileira, financiado pela União Europeia por meio da Cáritas Alemã cumpriu sua etapa, o projeto encerrou suas atividades no dia 31. Contudo o processo de reciclagem é contínuo, e os articuladores não pretendem parar por ai.
        Em reunião ontem (01) os articuladores do projeto pretendem atingir outras fases do Reciclando Vidas, é o que explica articuladora da Cáritas do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), Ruth Matos:

    
    “Esse é um momento bastante oportuno para que os catadores saiam da invisibilidade social que historicamente foram colocados. É preciso que a sociedade reconheça a importância do trabalho desenvolvido pelos catadores para a conservação do meio ambiente e, sobretudo pela responsabilidade concedida a eles pela Lei 12.305 que institui a Politica Nacional dos Resíduos Sólidos.”
O projeto acompanhou os grupos de catadores em diversas regiões do Brasil. O intuito do projeto era orientá-los no processo de mobilização social e política desenvolvendo ações de formação e legalização em associações e/ou cooperativas. No Pará, o projeto foi desenvolvido nos municípios de Abaetetuba, Bragança e Paragominas.











Projeto Reciclando Vidas na sétima arte

Vídeo experiência promete mostrar as mudanças na vida dos catadores e catadoras.

Para registrar os resultados que foram desenvolvidos pelo projeto está sendo produzido um documentário nacional sobre as mudanças que o Reciclando Vidas contribuiu na vida dos catadores e catadoras.
A equipe de filmagem da produtora Arte em Movimento esteve no Pará no dia 30 para levantamento de imagens na Cidade de Bragança, onde filmou os catadores e catadoras da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis dos Caetés (COOMARCA).
Luciana Antunes, diretora do documentário, informou que o propósito do filme é “entender as mudanças que ocorreram nas vidas dessas pessoas que participaram do projeto”.
Para ela a intenção é tentar mostrar como essas mudanças transformaram a vida de catadores e catadoras beneficiadas pelo Reciclando Vidas, fazendo um recorte dessas transformações nos locais onde o projeto foi implementado, e explica “a vida do catador do Sul do Brasil não é diferente do catador do Norte, mas o que o projeto agregou para essas pessoas? é esse o foco”.
       Foram três horas de filmagem na COOMARCA, a equipe filmou um dia de trabalho dos catadores; como é realizada a separação dos materiais, a conversa que tinham entre eles. Alguns tomaram coragem em frente à câmera e desabafaram outros se escondiam atrás do sorriso.
O documentário “Reciclando Vidas” terá duração em média de 12 minutos e a previsão para o lançamento em todo Brasil é para o mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário