domingo, 20 de novembro de 2011

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ EM PARAGOMINAS-PA

E dia de festa para o povo católico paragominense, pois neste terceiro domingo, 20 de novembro de 2011 se celebra o 19º Cicio de Nossa Senhora de Nazaré. A cidade hoje com mais de 90 mil habitantes, é um município que além de seu povo amazônico acolhe os mais diversos povos vindos de vários estados do brasil.
E o círio de Nazaré, é uma grande manifestação de fé do povo paraense que desde os anos de 1700 as margens do rio Murutucú, quando o pescador Placido José de Souza encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a levou para sua casa, no outro dia ela não estaria mais lá, ele correu até o local do encontro e lá estava a “Santinha”. Isso se repetiu por várias vezes até ser enviada ao palácio do governo, e no local onde a santa foi achada foi construída uma pequena capela. A partir daí os moradores daquela comunidade começaram a acreditar que aquela santa fazia milagres, e então se passou a festejar e prestar homenagens à santa com posições, novenas etc,. O fato é que se tornou tradição, e se espalhou entre os cristãos católicos paraenses, e quem quer que chegue a região não tem como não se envolver nesta festa devoção a mãe do Cristo, que é tida também como Mãe da Amazônia. Seja no simples fato de acompanhar a posição, de ajudar nas novenas dias antes da realização do círio, seja apenas para encontrar os amigos, ou ajudando os outros irmãos durante a posição, etc. o fato é que a fé movimenta e aproxima cada vez mais as famílias deste povo católico, em forma confraternização com todos que participam.
O círio em Paragominas começa semanas antes do mês de novembro com as celebrações de novenas pelas casas, das comunidades, que todos os dias param por uma hora para rezar, trocar experiências, e até mesmo confraternizarem. É um dos momentos de aproximação entre os moradores, com a comunidade e com a igreja. Depois vem outros momentos como a cavalgada e a carreata, onde os fiéis se reúnem em procissão e saem pelas ruas da cidade prestando homenagem a virgem de Nazaré.

E ontem as 19:00h foi a transladação, momentos os fieis saem da Igreja Matriz no centro da cidade, em procissão, cantando e rezando, até a comunidade de Nossa Senhora Aparecida.
E hoje dia 20 de novembro as 06:00h, após a celebração da missa presidida pelo Pe. Jurací, deu-se inicio a grande festa que é o círio de Nossa Senhora de Nazaré, onde este ano traz como reflexão o que Maria respondeu: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
O Instituto Popular Amazônico assim como várias famílias, atende esse pedido que Maria faz ao povo paraense, “Fazei tudo que Ele vos disser”. Pois este é um pedido que Maria faz mais confiante em seu filho. E o que Cristo que de nós, é amamos uns aos outros. E este é o grande desafio que temos como pessoa, como cristão, como pecador, como missionário, como defensor da Amazônia.


Eduano S.Santos















Nenhum comentário:

Postar um comentário