sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia de Trabalho Voluntário


Trabalho voluntário realizado na comunidade Ouro Preto no bairro Jardim Atlântico, na cidade de Paragominas, reuniu cerca de 100 voluntarios desempenhando varias atividades.
No total, segundo os organizadores, foram atendidos cerca de 200 pessoas dentro da comunidade, entre crianças, jovens e adultos.
A comunidade Ouro Preto, possui 150 familias, morando em cazinhas de madeira, atrás de antigas serrarias em meio a plantio de madeiras para compensados, carvoeiras para produção de ferro gusa, pequenas caieiras artesanais e a avançada instalação da Indústria de MDF em Paragominas.
A comunidade sofre de muitos problemas, como a falta de energia de qualidade, pois em cinqüenta por cento das casas a energia é improvisada, a água não é servida para todos com enanamento decente, muita incenração de residuos de madeira, muita fumaça das caieiras e carvoeiras, comercio e consumo de drogas,violência doméstica, entre outros.
Com tudo isso, no entanto, pouquíssima gente em Paragominas sabe onde é ou pelo menos, tomou conhecimento da existencia de uma comunidade como esta em Paragominas.
Por esta razão, organizações sociais, como o Instituto Popular Amazônico, Cáritas Brasileira Regional Norte II, Movimento Amazônico Rural e Urbano, Grupo Cultural Sensala de Capoeira, realzaram o dia todo, muitos serviços voluntários, os serviços prestados eram: verificação de pressão arterial e glicemia, peso de crianças, oficina de artesanatos de material recilcavel, orientação de saúde e higiene bucal para as crianças, distribuição de quites para cuidados dental, cortes de cabelo, tratamentos estéticos, orientações juridica, gincana, plantio de arvores frutíferas, e orta comunitária.
O dia começou com a instalação das tendas e tudo foi feita com a participação dos moradores na organização do dia.
Segundo Manoel Gilvaney, Secretário Execuivo do Instituto Popular Amazônico, o dia foi um sucesso, pois a ação não prevê nenhuma divulgação pela busca de mérito ou a obtenção de elogios, o que esta sendo feito nesta comunidade (Ouro Preto), é a dedicação e o exercício do sacrifício, que deve ter cada homem e cada mulher em favor do seu proximo.
O dia foi encerrado com uma mística, que contou também com a participação dos moradores da comunidade. Durante o momento foi declado poemas e reflexões dos participantes entre voluntários e moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário