terça-feira, 30 de junho de 2009

Movimento Amazônico Rural e Urbano reúne 200 jovens de várias regiões do Pará.


Em Ipixuna do Pará nordeste do Estado, aconteceu o Encontro da Juventude Camponesa que reuniu 200 jovens de varias regiões do Pará, entre elas, Aurora do Pará, Cachoeira do Piriá, Curuçá, Dom Elizeu, Irituia, Mãe do Rio, Marabá, Paragominas e São Domingos do Capim.

O encontro que teve inicio na noite da sexta dia 26 e continuou até ao meio dia do domingo 28 de junho. Na programação, contou com a presença e contribuição nos debates, do Chefe da Casa Civil, Secretário Cláudio Castelo Branco Puty; do Secretario Executivo da Cáritas Brasileira Regional Norte II o Sociólogo Lindomar de Jesus S. Silva e; da Educadora Popular formada em Ciências Agrárias Loide Almada.

A temática do encontro, estava envolta ao modelo de desenvolvimento da Amazônia, que tem feito todas as mazelas na Amazônia, e o tema central encontro era “Juventude e Êxodo Rural” – contudo, a juventude reunida neste encontro, puderam participar de nove oficinas, tais como, de teatro do oprimido; educação no campo; mística; musica e poesia; agroecologia; reciclagem; artesanatos; malabares e capoeira.
Para o encerramento da programação no sábado, foi conduzido pelas ruas da cidade de Ipixuna, um belo cortejo cultual da juventude, durante o cortejo mística, muitas palavra de rebeldia, cantos, e demonstração de arte e cultura para o povo.

O encontro tinha o apoio do Instituto Popular Amazônico, da prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará, do Governo do Estado (Casa Civil e Coordenadoria de Juventude), da Cáritas Brasileira Regional Norte II e da Coordenadoria de Serviços Ecumênico – CESE.


Fonte: Secretaria Operativa do MARU

Um comentário:

  1. acho que a juventude tem uma força q nem ela mesma tem conhecimento por que se tivesse o conhecimento. poderiamos mudar o mundo!!!pjoteiro d dom eliseu pa..

    ResponderExcluir