sexta-feira, 2 de junho de 2017

PLENÁRIA DE AGRICULTURA FAMILIAR EM PARAGOMINAS


  O Desenvolvimento Sustentável é um tema que ao longo dos anos de existência do Instituto Popular Amazônico, têm norteado as ações de nossa organização.
Entre as diversas áreas que atuamos se destaca a agricultura familiar que tem como princípio balizador a sustentabilidade. Essa atividade e seus resultados estão presentes no dia a dia do homem do campo. Nessa perspectiva, estivemos apoiando a realização da 1ª Plenária Municipal da Agricultura Familiar de Paragominas que ocorreu nos dias 24 e 25 de maio com programação no auditório da prefeitura municipal e no salão de eventos do Sítio Rainha da Paz e reuniu mais de cem agricultores familiares de várias comunidades do município. Além de pesquisadores do CIRAD, professores da UFPA, alunos e professores da UFRA e consultores em Desenvolvimento Rural.
O evento foi uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paragominas e teve como objetivo discutir o cenário atual do meio rural a partir de suas especificidades e realidades. Muitas dificuldades formam debatidas pelos participantes e propostas de soluções apresentadas.
Todo debate da plenária foi embasado nos seguintes eixos:
·           As organizações sociais
(associativismo, cooperativismo, ação coletiva de representação dos agricultores);
·           Juventude e educação de qualidade
(violência e drogas, acesso aos serviços, pluriatividade, instalação, relação com fazendeiros, educação do campo, formação de adultos, fortalecimentos de competências);
·           Fortalecer e diversificar os sistemas produtivos
(diversificação dos sistemas, agroecologia, adaptação a seca e roça sem fogo);
·           Apoio aos sistemas produtivos e políticas públicas
(Assistência Técnica e Extensão Rural, Crédito, Comercialização, Agroindústria e Trator);
·           Preservação ambiental
(degradação das floretas e dos pastos, APP, fogo e regeneração).

A culminância dos trabalhos surtiu uma excelente avaliação e ficou encaminhado a priori, a constituição de uma comissão formada com representantes de todas as regiões, onde a agricultura familiar necessita de intervenção, e que a mesma se dispôs a reunir no dia 08 de junho na sede do município para iniciar a elaboração de propostas de programas e posteriormente, solicitar ao poder executivo a inserção dos mesmos no (PPA) plano plurianual do município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário