domingo, 23 de janeiro de 2011

Paragominas 46 Anos

Por, Jose Wilson Alves e,
Manoel Gilvaney Cardoso

Paragominas é um dos dez municípios mais ricos do Estado do Pará. O Município vem crescendo economicamente e demogratificamente destacando-se no Território Nordeste Paraense, mesmo com todos os transtornos que sofreu por causa de sua antiga e antes principal base econômica a indústria madeireira.

Sua população desde o inicio de seu povoamento, tem uma miscigenação diversificada com gente do país inteiro, podemos destacar os Estados do Piauí, Tocantins, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, nesse sentido, podemos afirmar que os povos de outros estados sob a mão de obra de nordestinos foram contundentes para o presente desenvolvimento econômico no município de Paragominas.

Mesmo com o aparente “desenvolvimento” econômico, o município enfrenta problemas sociais que estão naturalizados por uma negação dos problemas e uma apologia à conformação e aceitação do status de cidade desenvolvida, porém, não é preciso sair ao Bairro Nagibão ou Vila Pandolfe para percebermos, podemos ir às comunidades como, Novo Horizonte, Ouro Preto, Sidilândia, Laércio Cabeline e outras comunidades urbanas, para perceber que temos um outro povo que ainda não sabe a que veio o desenvolvimento, ou quem é que recebeu o desenvolvimento.

No entanto, mesmo com algumas grotescas mazelas, o povo de Paragominas é um povo feliz e esperançoso, que acredita que será melhor o futuro e que cada um ajudará fazer Paragominas Melhor.

Paragominas no dia 23 de janeiro completa seu 46° aniversario, e durante este percurso de existência pode acumular avanços tecnológicos, ainda que, tal tecnologias, não alcançou às camadas mais pobres da população. Um outro avanço foi o mercado varejista e atacadista, seguido do crescimento populacional, que nos dias atuais ultrapassam 100 mil habitantes.

Esta terra é um lugar que contem histórias e personagens que o tempo e o poder tratou de silenciar, porém, os vestígios de homens e mulheres que suaram e deram suas vidas e a vida de suas famílias literalmente, não constam na memória ou nos escritos oficiais do município.

Nesse sentido, queremos fazer memória e homenagear, os homens e mulheres que vieram para trabalhar e construir essa cidade, para viver com dignidade, porém o desenvolvimento lhes tiraram as terras e a sua vida.

Fazemos memória e homenageamos lutadores e lutadoras do povo que para este município ter se tornado um importante lugar, eles sofreram a dor, a tortura e a pena de morte por coronéis oligárquicos e seus jagunços.

Homenageamos crianças e adolescentes, que hoje adultos, perderam sua família e amigos, como início da história e da construção de Paragominas, pois a economia e o desenvolvimento é feito de homens e mulheres, seja quando dá certo ou quando dá errado, seja quando cresce seja quando morre, são as pessoas e não os números.

Queremos agradecer a todos que estiveram por aqui e deu sua contribuição, construindo, reformando, plantando, colhendo, preparando ou sendo preparado, Paragominas tem orgulho de pessoas simples, que muitos deles não sabiam escrever e vindos de muito longe, cheio de esperanças, tiveram a sorte de voltar com vida, levando na bagagem a dor por não ter recebido, de ter sido violentado, de ter sido expulso, de ter sido ofendido, de não lhes terem injustiçado.

Também, somos gratos e felizes por aqueles que conseguiram mesmos expulsos, mesmos desiludidos, desorientados, mas levaram consigo a boa lembrança de companheiros e companheiras que convieram que fizessem parte de sua vida. Todos aqueles que Paragominas foi um ensinamento e um lugar para ser feliz mesmo diante das dificuldades.

Viva o Povo e Paragominas! Viva os Lutadores de Paragominas! Viva Paragominas e seus 46 anos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo: