sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia de Trabalho Voluntário


Trabalho voluntário realizado na comunidade Ouro Preto no bairro Jardim Atlântico, na cidade de Paragominas, reuniu cerca de 100 voluntarios desempenhando varias atividades.
No total, segundo os organizadores, foram atendidos cerca de 200 pessoas dentro da comunidade, entre crianças, jovens e adultos.
A comunidade Ouro Preto, possui 150 familias, morando em cazinhas de madeira, atrás de antigas serrarias em meio a plantio de madeiras para compensados, carvoeiras para produção de ferro gusa, pequenas caieiras artesanais e a avançada instalação da Indústria de MDF em Paragominas.
A comunidade sofre de muitos problemas, como a falta de energia de qualidade, pois em cinqüenta por cento das casas a energia é improvisada, a água não é servida para todos com enanamento decente, muita incenração de residuos de madeira, muita fumaça das caieiras e carvoeiras, comercio e consumo de drogas,violência doméstica, entre outros.
Com tudo isso, no entanto, pouquíssima gente em Paragominas sabe onde é ou pelo menos, tomou conhecimento da existencia de uma comunidade como esta em Paragominas.
Por esta razão, organizações sociais, como o Instituto Popular Amazônico, Cáritas Brasileira Regional Norte II, Movimento Amazônico Rural e Urbano, Grupo Cultural Sensala de Capoeira, realzaram o dia todo, muitos serviços voluntários, os serviços prestados eram: verificação de pressão arterial e glicemia, peso de crianças, oficina de artesanatos de material recilcavel, orientação de saúde e higiene bucal para as crianças, distribuição de quites para cuidados dental, cortes de cabelo, tratamentos estéticos, orientações juridica, gincana, plantio de arvores frutíferas, e orta comunitária.
O dia começou com a instalação das tendas e tudo foi feita com a participação dos moradores na organização do dia.
Segundo Manoel Gilvaney, Secretário Execuivo do Instituto Popular Amazônico, o dia foi um sucesso, pois a ação não prevê nenhuma divulgação pela busca de mérito ou a obtenção de elogios, o que esta sendo feito nesta comunidade (Ouro Preto), é a dedicação e o exercício do sacrifício, que deve ter cada homem e cada mulher em favor do seu proximo.
O dia foi encerrado com uma mística, que contou também com a participação dos moradores da comunidade. Durante o momento foi declado poemas e reflexões dos participantes entre voluntários e moradores.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Secretaria de Educação do Estado do Pará reúne com estudante, educadores e a sociedade em Paragominas.

Cumprindo várias agendas de governo nos municípios, a SEDUC, esteve na tarde de terça-feira (6), com o propósito de dialogar com estudantes, educadores e movimentos sociais, para reafirmar o compromisso do governo do Estado do Pará com o povo de Paragominas de maneira especial os estudantes secundaristas, com a apresentação de ações antes planejada para a rede publica estadual em Paragominas, investimento milhões de reais em infra-estruturar, logística e contratações de professores.
Reunidos na Universidade do Estado do Pará UEPA em Paragominas, lideranças estudantis, representantes da UJS, MARU, Cáritas, UMESP, Associação de Moradores, Diretores de Escolas e Professores, conjuntamente fizeram vários debates, que esclareceram e desmistificaram muitas duvidas quanto aos problemas de governo quanto a gestão da educação e investimentos nas escolas.
Segundo Rogério Vidal Secretario Operativo do MARU: o governo por esta iniciativa está de parabéns, com o auxilio da assessoria da SEDUCA, fez esclarecer muitas questões como, a liminar a pedido do Ministério Público que impedia a compra a compra de camisetas de uniforme, assim entre outros elementos como o processo licitatório que e os montantes de recursos a serem investidos nas escolas de Paragominas. Entre outras coisas que me surpreendeu, foi o montante a ser investido na Escola Castelo Branco ainda este ano, que chega a ser 1,5 milhões, grande monte de recurso que será o suficiente para refazer novamente a referida escola.
Ao final da reunião, o clima era de muita satisfação, em seguida a SEDUC saiu em visitas às escolas, reunindo diretores, educadores, conselho escolares e alunos, nas quatro escolas estaduais no município.
1.200 carteiras escolas serão entregues em tempo recorde nas escolas de Paragominas até o inicio da outra semana, juntos deverão vir equipamentos de informática e mobília, bem como a contratação de professores para suprir a demanda nas escolas atualmente até o final do mês outubro
Segundo a Assessora da SEDUC: “As demandas solicitadas pelas escolas estão todas contemplados no orçamento do Estado, só estávamos realizando passo a passo, estruturamos as escolas do Sul e Sudeste do Pará, e agora é a vez de Paragominas receber nossa equipe”, disse Maristela.