sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

IPA APROVA PRE-PROJETO PARA FORTALECIMENTO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NA REGIÃO CAPIM


O Instituto Popular Amazônico aprovou uma Carta Proposta de Projeto para fortalecimento de Redes de Economia Solidária na região.
O projeto é um apoio da Cáritas Brasileira que atua, há mais de 30 anos, no campo da economia solidária – ECOSOL, com a finalidade de fortalecer os empreendimentos econômicos solidários, apoiar sua articulação em redes e contribuir para a melhoria das políticas públicas relacionadas à economia solidária. E desta vez conta com apoio da União Europeia e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o objetivo de contribuir para consolidar a economia popular solidária como alternativa de formação e geração de renda das populações em situação de vulnerabilidade, na perspectiva do desenvolvimento solidário, sustentável e territorial.
O projeto terá o apoio da Comunidade Europeia e Cáritas Brasileira a ser executado com os empreendimentos da Rede Capim de Economia Popular Solidária, em razão das diversas iniciativas de ECOSOL que desde 2007 vem sendo desenvolvidos na região capim.
O objetivo do projeto é fortalecer essas iniciativas buscando potencializar a Economia solidária na região
Representantes da Caritas Brasileira estarão neste dia 12 de Dezembro em Paragominas-Pa, em reunião com representantes dos empreendimentos econômicos solidários para conversar sobre o projeto a ser executado com os empreendimentos da Rede Capim de Economia Popular Solidária.


domingo, 6 de setembro de 2015

IPA PARTICIPA DE ATIVIDADE COM JUVENTUDE LEVANDO O PROJETO CINE MAIS CULTURA A COMUNIDADE RURAL


Uma equipe de 16 jovens da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré de Paragominas, estiveram na comunidade Baixo Uraim a 350 Km da cidade, com o objetivo de realizar atividades de evangelização as famílias.
A Missão Rural (como foi denominado pela pastoral) é uma iniciativa da Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e tem por objetivo proporcionar a experiência de vivenciar uma troca de experiências dos jovens com a comunidade, levando assim uma mensagem de paz e de alegria aos moradores daquela região, e conhecer um pouco sua realidade. A missão rural foi uma experiência pessoal para todos jovens que participaram pelo fato de terem que renunciarem por uma semana das coisas que estão habituados nos seus dia a dia na cidade, como internet, celulares, trabalhos, etc, e vivenciarem uma experiência de convivência com famílias de agricultores.

Apesar da dura viagem, os missionários foram muito bem acolhidos pela comunidade, com fogos de artifícios, cantorias e com um delicioso jantar que os aguardava, e em clima muito harmonioso aos poucos iam se entrosando com os moradores da comunidade.
O domingo pela manhã os estouros dos rojões indicava que estava por iniciar a missa, que foi celebrada pelo Padre Deusamado, que na oportunidade celebrou o batizado de crianças da comunidade, e dando assim por oficialmente aberta a Missão Rural.

Dentre as atividades previstas, estava à reunião com os jovens, que ao cair do entardecer abaixo de uma mangueira, reuniram-se com jovens da comunidade, ouviram a palavra de fizeram uma troca de experiência. O dia se encerrou com a participação do Projeto Cine Mais Cultura com exibição do filme “Historia de Santa Rita de Cássia”.
Durante toda semana, ainda escuro do amanhecer nem mesmo o frio eram tidos como dificuldades para que os missionários acordassem cedo e juntos aos moradores rezarem o Oficio Divino das Comunidades.  Para só então saírem em missão, realizando atividades, com as crianças, com as mulheres, com os homens, visita as famíl