sábado, 30 de março de 2013

A Paixão e Morte de Jesus Cristo



Por, Jose Wilson Alves





A sexta-feira santa, não é um momento para o luto, para a tristeza ou de pensar em coisas não alegres, mas ao contrário, pela cruz veio a salvação, o simbolismo da cruz que para todos naquele tempo era sinal de tristeza, de condenação e reprovação social, com Cristo isso muda, pela cruz a salvação veio plenamente.
O Crucificado deu o maior símbolo para todos aqueles que querem exercitar o seguimento do “caminho” – pois renunciar a si mesmo e pegar na sua cruz é uma intimação para todos aqueles que se indigna com a injustiça, com a situação de pobreza e com opressão que homens e mulheres filhos e filhas de Deus são submetidos quotidianamente.
Sexta-feira santa deve ser o momento de encorajamento, de assumir sua vida, sua cruz, sua fé, e buscar por homens e mulheres presos nas prisões da tristeza, da obscuridade, da depressão, da falta de fé e alegria, e com muita disposição aceitar a dor e a cruz, como parte da missão, porem nunca, como uma ação natural conseqüente da ação de Deus para aqueles que o amam.
A dor e o sofrimento, como parte da exploração do homem pelo homem, não é natural da obra de Deus, e sim, uma forte ação contra os desígnios de Deus, porem, todo aquele que aceita a Cruz de Cristo, aceita os desafios da exploração para então, tornar possível a salvação de pessoas escravas e oprimidas.
O Crucificado e o exemplo do calvário nos tornam mais firmes o propósito a ser seguido, e que a vivencia das primeiras comunidades e dos primeiros cristãos nos coloque na rota da liberdade e da solidariedade libertadora, para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Parabens Cleciana por sua Formatura em Pedagogia



Parabéns a nossa amiga, presidenta e companheira de longas datas, pela sua formatura em pedagogia, somos muito felizes por sua conquista, que também é nossa conquista. Todos os dias dedicados, todas as noites passadas, as leituras, a paciência e os trabalhos feitos, estão com você, e assim, esperamos continuarmos no processo de liberdade e transformação social em nome do povo de uma sociedade onde reina o amor e a solidariedade.

Esperamos que todos os nossos companheiros possam ver em seu exemplo de luta e persistência a inspiração para continuar vivendo entre o força de lutar e a vontede de vencer fazer desse mundo e de nossas vidas pessoalmente e coletivamente um instrumento para o bem da humanidade.

Parabéns Cleciana pela sua conquista!



Seus amigos do IPA

sábado, 23 de março de 2013

Exposição de Artistas de Terreiro no Centur





O instituto Popular Amazônico esteve participando da exposição realizada no Centur (Belém), “Nós de Arruda”  que reuniu inúmeras obras de diversos autores, porem, todos unidos pela mesma fé e cultura, todos eram artistas de terreiro, sacerdotes, filhos, mães e pais de santo, que durante a programação que encerrou sexta dia 22 de março, com roda de debates, apresentações e ritualísticas.

O IPA esteve presente representado por José Wilson e Raniele Silva que agraciaram o evento, demonstrando o compromisso do IPA com a pluralidade cultural e ecumênica, assim sendo, o direito da pessoa humana é um dos direitos que deve ser vivido e manifestações como esta é sem duvida importante para quebrar os paradigmas sociais.

quarta-feira, 6 de março de 2013

II Seminário “Sem Medo de Ser Mulher”

Chega de tantas mortes! Chega de tanta violência! Pra mudar a sociedade do jeito que a gente quer, temos que participar sem medo de ser mulher. É preciso sair do comodismo e transformar a sociedade.

Venha participar do II Seminário “Sem Medo de Ser Mulher” – organizado pelo Instituto Popular Amazônico e Cáritas Paragominas, para que a sociedade de Paragominense possa debater os problemas e as soluções no que atingem as mulheres de nossa cidade.

Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz - Centro
Dia: 08/ 03/ 2013
Horário: 19:00