segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Solidariedade as Famílias Gauchas



A perda só sente quem a vive concretamente. Quero me juntar as famílias gauchas que perderam seus entes queridos, quero desejar a recuperação da saúde daqueles que foram vítimas desse desastre e um atentado contra a vida de jovens que a tentativa de se divertirem, lhe custou a vida de forma absurda, quando tudo tinha que sair com o maior preciosismo, pois se tratava de vidas humanas dentro de um espaço como a casa de festa Kiss.

Aos voluntários, saibam que o mundo é melhor sabendo que pessoas como vocês existem e se doam sem medir o grau de dificuldades e sem nenhuma espera compensatória, saibam que mesmo que a vida de muitos foram ceifadas, é orgulhoso para o nosso país saber que homens e mulheres soaram pelo resgate a vitimas de fatídico acidente.

Aos profissionais, bombeiros, policiais enfermeiors, médicos e demais profissionais que estiveram envolvidos, que Deus lhes dê animo e perseverança, pois salvar vidas, cuidar de pessoas, não tem salário algum que seja verdadeiramente compensatório para aquele que trabalha com afinco.

Ao povo,  gaucho,  em especial o povo de Santa Maria, e de modo geral o povo brasileiro, que sente a dor da perda, e o horror de ver que este episódio poderia ter sido prevenido, poderia ter sido evitado, que ninguém precisava morrer  para que fosse tomado as medidas seguras para  tranqüilidade dos presentes, que saibamos todos nós, retirar de tudo isso,  lições proativas e que nos façam melhores.

Aos que morreram, peço paz, que Deus os tenha em seu santuário, e levem para sua morada eterna, os bons momentos, os bons amigos, as boas coisas que fez e ensinou a fazer.



Que Deus proteja as famílias das vitimas do incêndio em Santa Maria-RS.



Paragominas-Pa, 28/01/2013.



JOSÉ WILSON ALVES DE L. SILVA

Cáritas Paragominas e Pastoral da Juventude com o apoio da Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e da Paróquia Nsa. Sra. De Nazaré realizam Seminário “A Juventude quer Viver”



O Seminário "a Juventude quer Viver", organizado pela Cáritas Paragominas e pela Pastoral da Juventude das paróquias de Paragominas, contou com o apoio do Movimento dos Focolares que sedeu o espaço (salão) e da TV Nazaré (emissora) local que produziu a vídeo gravação do evento.

Cerca de 50 jovens membros e coordenadores dos grupos de base estiveram presentes e participaram com um ita energia e disposição, com cantos, dinâmicas, coreográficas entre outros, na oportunidade estiveram personalidades convidadas, o Pe. Ari, recém chegado a Paróquia do Sagra do Coração de Jesus – Paragominas, o Mestre Riba de Capoeira, que também é educador popular e professor de educação física, o educador e sindicalista Avelino Alves que atua na rede publica de ensino e a jovem Cleciana Silva, agente da Cáritas, pedagoga, educadora popular, ambientalista e defensora dos direitos humanos de Paragominas e presidenta do Instituto Popular Amazônico.

O apoio da TV Nazaré, foi importante segundo o coordenador do evento José Wilson, pois alem de promover o debate, a intenção dispor de um instrumento a mais para a animação da Campanha da Fraternidade, que será veiculada na emissora Católica durante a CF 2013 no município.
O publico e os convidados presentes estiveram a altura do esperado e o bom desempenho de todos produziu um bom documentário e a organização esta segura que os objetivos foram alcançados, e agora passaram para o segundo passo e o primeiro oficial da campanha que é o dia da formação para todas as pastorais e movimento sobre a CF 2013 no próximo dia 03/02.

Solidariedade e Paz as famílias e vitimas do incêndio em Santa Maria – RS



Nós membros do Instituto Popular Amazônico (IPA), queremos manifestar nosso pesar, e nós solidarizar com todos aqueles que estiveram no momento do episódio, mas também, queremos nós solidarizar com a dura perda sentida por pais, mães, irmãos e amigos, daqueles que morreram no incêndio da casa de festa no município de Santa Maria na madrugada deste domingo (27).
É certo afirmar que este fato, não é um simples acidente, e tão pouco, uma mera fatalidade, é sim uma situação clara de desrespeito ás regras e legislação quanto aos cuidados com ambientes iguais a esse, porém, o maior bem, que é a própria vida não foi protegida, tanto que esse trágico episódio ocorreu da forma mais presumível conforme as situações do ambiente onde ocorreu.
Os desrespeitos às regras e o desrespeito à vida do ser humano em favor de interesses econômicos e de baixar custo é uma situação recorrente no Brasil, e até quando vamos ver pessoas que só querem ser feliz, só querem viver a vida com liberdade e segurança, terão suas vidas finalizadas banalmente?
Pedimos as autoridades de Santa Maria, mas também, de todo os municípios e estados brasileiros, que sejam vigorosos ao cumprimento da legislação, que tenham o maior cuidado com a vida da população, e tenhamos que aprender com essas tragédias, e sim com a nossa capacidade de previdente e não inconseqüente.
A todos, nossas condolências, nossos sinceros votos de recuperação, e que possam olhar para tudo isso e ver ao proativo, um elemento que possam lhes dar novos motivos para viver e ajudar aos que perderam os sentidos da vida, novas razões para viver.

Abraços solidários

INSTITUTO POPULAR AMAZÔNICO

Cáritas Paragominas Reunião com Padres e Jovens em Preparação ao Seminário a Juventude Quer Viver




Na tarde de terça-feira (22) na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Paragominas, para tratar dos últimos detalhes do seminário “A Juventude Quer Viver” que será realizado no salão Arco-Íris (do movimento Focolares) no proximo dia 26 as 14h. Na ocasião estiveram presentes, o assessora da Cáritas Paragominas, José Wilson Alves; os Padres, José Calazans e Padre Ari, os representantes da coordenação da PJ, os jovens, Cícero, Damião e Lusiane.



Como resultado da reunião, ficou encaminhado a elaboração do painel, a participação de ambos os padres, o local, a contribuição e as tarefas, na mesma reunião, foi aproveitado para definir o encontro de formação da CF 2013, e alguns indicativos para o processo de planejamento.

Esta reunião foi a primeira reunião oficial com a presença do Pe. Ari, que é recém chegado a Paragominas e que deverá assumir a tarefa de acompanhar a juventude católica da paróquia e recebeu os cumprimentos durante a reunião.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

2 º Seminário : Paragominas, outros 48 anos.

No ultimo dia 23 de janeiro de 2013, a nossa querida cidade Paragominas completou 48 anos de emancipação politica, diante disso, o IPA ( Instituto Popular Amazônico) realizou o seu 2º seminário com o tema: " Paragominas, outros 48 anos" o seminário tinha como objetivo discutir junto com a comunidade de Paragominas, as injustiças sociais que não aparece nos meios de comunicação local, tais como: Saúde, Educação, Laser e Segurança Publica para todos.
O seminário contou com a presenças de várias lideranças , tais como, a Clessiana,  da Caritas Paragominas, a Sra. Marilene da comunidade do Jardim Atlântico e alunos de Agronomia da Universidade Federal Rural da Amazônia e outras pessoas da sociedade civil.



Na oportunidade o Sr. Ivaldo sousa, estudante do curso de Gestão Publica da Uninter, fez uma analise de conjuntura dos problemas sociais existentes no município de Paragominas. Esse seminário mostrou que Paragominas está crescendo e se desenvolvendo apenas de um lado da cidade, e que existe um lado que não se desenvolve, que são onde moram os moradores dos bairros, vila rica, jardim bela vista, jardim atlântico, laercio cabeline e outros.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cáritas Paragominas reúne com coordenação da Pastoral da Juventude para tratar das ações da CF 2013


Ontem (quarta) dia 09 a Cáritas Paragominas esteve reunido na secretaria da coordenação da Pastoral da Juventude (PJ) com o objetivo de discutir sobre a Campanha da Fraternidade de 2013, que realizada pela CNBB que traz como tema, “Fraternidade e Juventude ” e como lema, “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). 

A reunião foi um momento para discutir atividades e encaminhamentos com os coordenadores de grupos de base da PJ de Paragominas, a partir da proposta apresentada anteriormente na assembléia do conselho paroquial, sobre como trabalhar a Campanha da Fraternidade deste ano, que traz como temática principal a juventude.

O agente cáritas Eduano Santos e assessor da Cáritas José Wilson Alves, estiveram presentes na reunião, com objetivo de apoiar e fortalecer a ação da CF 2013, com o foco de garantir a juventude o  conhecimento das cauas e circunstancias do exetermínio da juventude. 


José Wilson fez uma breve explanação, fazendo um resgate das ultimas campanhas da fraternidade realizadas, e que tinham como tema a juventude, e mais uma vez a igreja católica se volta para este tema e convida a sociedade como um todo, para refletir e para um momento de conversão de seus erros ou por não ter dado muita atenção para a juventude, que hoje se encontra em tristes cenários de violência, tanto como vítima como também causador da violência.

Jose Wilson frizou que a Cáritas ja atua na animação da CF em parceria com os demais setores da Igreja em Paragominas, e que em especial esta CF 2013 a Cáritas Paragominas em conjunto com toda a Igreja quer garantir uma boa ação e bons resultados, para a sociedade e para a juventude. 

A proxima reunião ficou agendada para a próxima sexta (11) as 19h na sede da Cáritas Paragomians, onde será detalhado coletivamente as definições da primeira agenda em função da CF que é o seminario de debate sobre o exterminio da juntude que de fundo tem como objetivo a gravação de um VT sobre CF que veiculará  nos meios de comunicação de Paragominas.

Por, Eduano Silva Santos - 09/01/2013 - blog: caritasparagominas.blogspot.com

Arquivo: