sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS DENUNCIAS DE ACIRRAMENTO DA VIOLÊNCIA NO CAMPO E NA CIDADE E DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará, realizaram nesta sexta-feira 13.12, às 9h no auditório da Câmara de Vereadores de Paragominas/PA, uma Audiência Pública sobre as denuncias de acirramento da violência no campo e na cidade e desrespeito aos Direitos Humanos ocorridos Paragominas no território nordeste paraense.

A Audiência foi solicitada por representantes da sociedade civil, Raydson Vieira da Cunha, do Sindicato dos Servidores Públicos de Paragominas, Sebastião Morais, representante do Movimento Popular por Reforma Agrária, Francis Lopes representante do Associação dos Deficientes Físicos de Paragominas, segundos os mesmos o município ainda vive em estado de alerta no que dizer respeito à violência.

A mesma contou com a participação de deputados estaduais, vereadores de Paragominas e municípios ao entorno, da Policia Civil, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Movimento Popular por Reforma Agrária, Sindicato dos Servidores Públicos, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Associação dos Deficientes Físicos, lideranças comunitárias do assentamento Alta Floresta – Perac e dirigentes da colônia Luiz Inácio além da presença massiva de e representantes de associações de agricultores e outras organizações.

O objetivo da audiência era fazer um diagnostico dos casos de violação aos direitos humanos ocorridos nesta região, mobilizar a sociedade civil juntos aos órgãos de governo para discutir e tomar os encaminhamentos juntos aos órgãos competentes.

A mesa foi coordenada pelo Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA) Deputado Claudio Bordado, que destacou elementos preocupantes que ocasionou esta diligencia como:
 - Os casos de despejos de assentados ocorridos no município;
- O assassinato do Sindicalista Zé Mineiro do Assentamento Alta Floresta - PERAC;
- Os altos índices de criminalidade, sobretudo de Violência contra mulher.
O mesmo destacou dados de 2012 que constam no Mapa da Violência, do Ministério da Saúde, que Paragominas é a cidade brasileira com maior número de homicídios femininos: 24,7 assassinatos em 100 mil mulheres, sendo que a média nacional é de 4,4. São casos que precisa com urgências serem apurados e encaminhados aos órgãos de sua competência para que sejam solucionados.

Durante a Assembleia a comissão ouviu as várias denuncias que desrespeito aos direitos humanos, ocorridos tanto na zona rural como na zona urbana.Todas as ocorrências apresentadas, referente as questões de conflitos agrários ocorridos em Paragominas, como os casos apresentados do Assentamento Alta Floresta – Perac, o Assassinato do Sindicalista Zé Mineiro, caso da colônia Luiz Inácio, Assentamento Paragonorte, ocorrências que mais se destacara, visto que tinha certa urgencia, foi agendada uma audiência com a Superintendência do INCRA em Belém-PA, com as lideranças para discutir as problemáticas levantadas naquele município. Também foi agendada uma audiência com a Superintendência da empresa de energia REDE CELPA para discutir o caso do fornecimento de energia do assentamento Paragonorte.

O resultado dos debates da audiência será construído um relatório com todas as denuncias e ocorrências apresentadas a qual serão encaminhadas a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, para que sejam apresentada ao Governo do Estado do Pará, e assim sejam tomadas as providências.

Por volta da 14h, deu-se por encerrada a Assembleia Pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, na Câmara Municipal de Vereadores de Paragominas/PA

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra

Data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por tropas coloniais em 1695

Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.

Segundo a historiadora da Fundação Cultural Palmares, Martha Rosa Queiroz, a data é uma forma encontrada pela população negra para homenagear o líder na época dos quilombos, fortalecendo assim mitos e referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil e também reforçando as lideranças atuais. "É o dia de lembrar o triste assassinato de Zumbi, que é considerado herói nacional por lei, e de combate ao racismo", afirma. A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. A adoção dos feriados fica por conta de leis municipais. Diversas atividades são realizadas na semana da data como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas e as tradicionais passeatas.

O Quilombo dos Palmares ficava onde hoje se encontra o estado de Alagoas e é considerado o maior quilombo territorial e temporal do Brasil, pois durou cerca de 100 anos. Em seu auge, chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros. "Funcionava como um Estado dentro de outro Estado. Os negros fugiam do sistema escravista e se refugiavam em uma área de difícil acesso, mas com solo muito rico", conta.

http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-negra,29c1125444272410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

5º Seminário e 4ª Feira de Economia Popular Solidária – EPS “Região Capim”


É com alegria que anunciamos o nosso 5º Seminário e 4ª Feira de Economia Popular Solidária – EPS “Região Capim”, com tema “Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário”, a realizar-se-á nos dias 26 e 27 de outubro do corrente ano, em Paragominas – PA.
O Seminário e Feira são importantes momentos de formação e comercialização, bem como de trocas de experiências dos saberes e sabores culturais dos diversos empreendimentos da Região Capim do território nordeste paraense. A Feira de exposição e comercialização acontece simultaneamente com as apresentações culturais regionais, e estima-se 100 pessoas empreendedoras, movimentando 3.000 visitantes.
O publico alvo são os ARTESÕES, COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES, GRUPOS CULTURAIS, GRUPOS INFORMAIS, BANCOS COMUNITÁRIOS, SINDICATOS, UNIVERSIDADES, Etc...

Mais Informações: redecapimeps@yahoo.com.br
                             (91)81823137/ (91)82258890 


  

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Centro CEDIAM / Escola ECRAMA Promove Oficina de Politicas Públicas e Elaboração de Projetos



A oficina aconteceu nos dias 14 e 15 de Setembro, no Centro CEDIAM / Escola ECRAMA, e tinha como objetivo aplicar uma formação sobre o conceito de Politicas Públicas e orienta-los os quais os meios que se tem para a elaboração de projeto.

A atividade é uma parceria da Caritas Regional Norte II e da ONG Manos Unidas e contou com a participação e a alegria de 34 jovens engajados nos empreendimentos da Economia Popular Solidária do Território Nordeste Paraense, a qual foi ministrada pelos articuladores dos Territórios da Cidadania, José Wilson SDT/MDA e Valdir Rodrigues NEAD/MDA.
A oficina foi um momento importante de troca de experiencias e aprendizagem e valorização cultural.







terça-feira, 3 de setembro de 2013

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL,COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA

VI Seminário International Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária, discute temáticas de desenvolvimento para a agricultura família.
O seminário tem por objetivo promover um intercambio entre professores, pesquisadores, alunos, agricultores da agricultores familiares, associações, cooperativas e empreendimentos de economia solidária na perspectiva de potencializar a população a produção e a difusão de conhecimentos sobre a agricultura familiar.
O evento está sendo bastante interativo, rico no sentido de fortalecer a discussão quanto ao fortalecimento da agricultura familiar com enfase no modelo de desenvolvimento rural e sustentável que se pensa para Amazônia levando em consideração suas  peculiaridades.
 O Seminário se estende até o dia 4 onde encerrará com a Feira de Saberes e Sabores Amazônicos, com exposição de produtos da agricultura familiar e economia
solidária.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

REUNIÃO ESTADUAL DE PLANEJAMENTO DOS TERRITORIOS DO PARÁ DISCUTE AGENDAS POSTERIORES

Nos dias 18 e 19, em Belém aconteceu a reunião de Planejamento Territorial do Pará, que foi coordenado pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário. A abertura foi no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (SAGRI) e pela manhã do dia (18), com a participação dos integrantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDERS) e outros parceiros.

Na parte da tarde a reunião continuou no auditório da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) onde se estendeu até a sesta-feira dia (19). 

A reunião tinha por objetivo fazer um balanço das ações que vem sendo realizada nos territórios paraense, retomar as articulações, construir um planejamento das ações posteriores, fortalecer a política territorial no Pará e discutir um diagnóstico com base nas diretrizes do Ministério doDesenvolvimento Agrário (MDA). 





quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cáritas realiza seu 1º Arraiá

               O 1º Arraiá solidário, está envolvendo voluntários, amigos e equipe local na organização desta festa, que vai ser boa demais, o arraial terá barracas com comidas típicas, leilões, apresentações de quadrilhas e miss caipira. O arraial é solidário, pois o mesmo contribuirá com continuidade das ações local da Cáritas Paragominas, bem como reunirá todos os amigos e convidados num momento cultural, muito bonito. Participe!

terça-feira, 18 de junho de 2013

Associação Produtores Hortifrutigranjeiro de Dom Elizeu - APHDE comemora cinco anos de fundação


Neste domingo (16) a Associação Produtores Hortifrutigranjeiro de Dom Elizeu - APHDE comemorou seus cinco anos de fundação em um clima bem colonial. A atividade aconteceu na Xacra Santa Terezinha, propriedade do Sr. Elias localizado na colônia Paraíso em Dom Elizeu/Pa que contou com a participação dos associados e convidados. Na oportunidade estava presentes como convidados a equipe técnica do Pará Rural, do agente de Fundos Rotativos Solidários Eduano Santos, vereadores do município e amigos.

Ao longo do dia teve exposição de artesanato, Biblioteca Arca das Letras, pescaria e roda de conversa, e em seguida teve a eleição da nova diretoria da associação, logo após a assinatura da ata foi servido o almoço. Pela parte da tarde teve o torneio de luta na lama, onde jovens participaram da brincadeira como uma forma de interação e motivação da juventude. A atividade encerrou com muito forró com um arraial junino com a participação especial da quadrilha junina Ou Vai Ou Racha.













quinta-feira, 30 de maio de 2013

Apresentação do estudo de regionalização dos resíduos sólidos do Estado do Pará.

Na manhã desta segunda-feira (29), o município de Paragominas sediou uma das etapas das Oficinas Regionais RI 12 – Rio Capim realização do estudo de regionalização da gestão integrada de resíduos sólidos do Estado do Pará, elaboração do plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos e apoio técnico para implementação de um consórcio público.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Encontro Temático da Juventude em Paragominas-Pa


Cerca de 40 jovens da região capim participaram neste final de semana do Encontro Temático da Juventude, que iniciou no sábado 25 e encerrou na segunda feira 27 em Paragominas-Pa. A finalidade do encontro era promover o debate sobre a formação de Conselho Municipais de Juventude do Pará e fortalecer a discussões sobre o Conselho Estadual de Juventude, para que assim venha garantir as implementação das políticas publicas para a juventude do Pará.

A iniciativa vem por meio de um conjunto de atores sociais como IPAC (Instituto Para Cidadão), do Pro Paz, Coordenadoria de Promoção dos Direitos da Juventude, Secretaria de Estado Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e governo do estado do Pará. O evento contou com a participação de representantes de vários seguimentos de juventude de oito municípios da região capim, que participaram de uma capacitação de como formar um Conselho Municipal de Juventude, a fim de despertar o interesse dos mesmos para criação dos conselhos em seus municípios.

O encontro foi importante para despertar o interesse dos vários seguimentos de juventude na perspectiva de uma ação em conjunto pela organização do conselho de juventude nos municípios, em parceria com organizações da sociedade civil, setor público e privado.
















domingo, 26 de maio de 2013

Instituto participa de Seminário de Politicas de Igualdade Racial, em Belém



      Em Belém, 17 de maio, aconteceu o Seminário Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo, organizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, espaços onde houve convidado internacional, povos de terreiro, representantes de quilombo do Pará e estados vizinhos.
     Durante o evento foi fortemente debatido os valores de tradições de matriz africana, incluindo ai principalmente os ritos religiosos e língua entre outros. A parte teve a participação de Procurador da Republica Felício Pontes que fez uma explanação quanto às questões dos territórios e dos impactos dos grandes projetos. O evento também contou coma participação do Antropólogo e professor que apresentou diversas provocações quanto aos modelos impostos aos territórios.
O Seminário teve a participação de diversas entidades representantes de quilombos, movimentos negros e de deireitos humanos, na oportunidade o Instituto Popular Amazônico esteve presente representado por José Wilson Alves, membro do IPA.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seminário da SEPPIR sobre ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’

Belém do Pará terá seminário da SEPPIR sobre ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’ nesta sextaEvento acontece nesta sexta (17 de maio), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém-PA, com participação da ministra Luiza Bairros. Haverá transmissão ao vivo, na Internet, pelo endereço www.aids.gov.br/mediacenter
‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’, é o tema do seminário que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) realiza nesta sexta-feira, 17 de maio, de 9h às 18h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Dr. Freitas S/n°), em Belém- PA. Os interessados em participar devem enviar mensagem eletrônica com nome, telefone e órgão ou entidade, para o endereço: eunice.moraes@seppir.gov.br.

A abertura terá a presença da ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, autoridades do governado do Estado, da prefeitura de Belém, da coordenadora de Igualdade de Gênero da Malungo – Coordenação das Associações das Comunidades Quilombolas do Pará, Luiza Betânia Alcântara e da liderança tradicional de Matriz Africana, Mame’tu Nangetu, Oneide Monteiro Rodrigues.

A programação inclui duas mesas redondas. A primeira acontece a partir de 10h e tem como debatedores WandeAbimbola, professor emérito de Linguística e Línguas, fundador e presidente do Instituto do Patrimônio Ifá - Oyo, na Nigéria; Silas Nogueira, professor titular do Centro Universitário Moura Lacerda e pesquisador do CELACC-ECA-USP (Centro Latino-Americano de Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo); e Valdina Oliveira Pinto, professora, liderança tradicional de Matriz Africana, Makota Valdina.

A coordenação será feita por Silvany Euclênio, secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR.

Às 14h30, tem início a segunda mesa redonda, que tem como debatedores Felício Pontes, procurador da Procuradoria Geral da República; Maria Rosalina Silva, vereadora de Queimada Nova/PI e titular da Coordenação Nacional de Quilombos – CONAQ; Alfredo Wagner, professor da Universidade do Estado do Amazonas, do Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas – CESTU e coordenador do Projeto Nova Cartografia Social. A mediação será de Edmilton Cerqueira, coordenador de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.

A programação segue com o debate, às 16h30, e o encerramento acontece às 18h.

Tempo real – O Seminário ‘Territórios Tradicionais Negros: Desenvolvimento e Enfrentamento ao Racismo’ terá transmissão on line pelo endereço www.aids.gov.br/mediacenter.

Agenda - O evento é o quinto de uma série que acontece desde março para promover a reflexão e o diálogo sobre inclusão racial no país e, integra a programação comemorativa dos dez anos de criação da SEPPIR e a etapa preparatória para a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial – III CONAPIR, que acontece de 5 a 7 de novembro, em Brasília, com o tema Desenvolvimento e Democracia por um Brasil Afirmativo. No dia 24 de maio, Porto Alegre-RS, encerra as atividades discutindo ‘Oportunidades para a Juventude Negra’. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Café e mistica

Juventude na Praça é realizada no Bairro da Promissão III em Paragominas/PA


        A Juventude na Praça chegou ao bairro Promissão III de Paragominas/PA, faz parte da animação da Campanha da Fraternidade (CF 2013), que traz como temática “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me”!

       A atividade é uma realização da Pastoral da Juventude de Paragominas e Cáritas Paragominas que tinha por objetivo fazer um momento de reflexão e integração da juventude com comunidade, através da cultura e da arte, pautando assim as razões de viver da Juventude frente aos graves problemas sociais que os atinge, pautando toda sua alegria e as razões de querer viver.

       A atividade aconteceu no dia 07 de abriu e foi um momento muito rico e atrativo que contou com várias apresentações culturais, como teatro, dança, jogral e poesia, fazendo reflexões sobre os riscos e dificuldades sofridas pela juventude, na luta pela vida.

      A Juventude quer viver! É preciso que a sociedade como um todo independentemente de raça ou crença, compreenda os motivos que leva a juventude a se enveredar pelos caminhos da violência, das drogas e outros mais, para então se pensar e criar meios que de fato venham oferecer caminhos, que a juventude deva seguir e que não seja o da violência, da corrupção, do trafico, em fim. No atual momento em que vivemos é um desafio para todos, seja você, católico, evangélico, mulçumano, judeu, budista, indígena, espírita, ateu, Em fim. Não importa a crença, o que interessa saber é que a juventude todos os dias é vitima da violência, e mesmo na condição causadora, ainda assim é vitima, por causa dos motivos que o levaram a praticarem tais violências, por falta de oportunidade, por não ser ouvida, por falta de políticas publicas, etc.

     A Campanha da Fraternidade apesar de ser realizada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil, (CNBB) não se restringe somente ao povo cristão, é lançado o desafio para toda a sociedade a refletir sobre a causa, na lutar por uma sociedade mais justa. 
                                                                     Por:  Eduano S.Santo

Arquivo: