quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Rede Capim de EPS e IPA participa de plenária sobre PROINF 2012




A Rede Capim de Economia Popular Solidária e Instituto Popular Amazônico Participaram no ultimo dia (17) de julho de uma plenária do Colegiado do Nordeste Paraense - CODETER, que tinha como objetivo discutir propostas de projetos estratégicos financiado pelo PROINF 2012 para o desenvolvimento territorial do Nordeste Paraense.

O evento aconteceu no auditório da EMATER Regional de São Miguel do Guamá/Pa, foi coordenada por Antonio Pedro, Coordenador do CODETER, se fizeram presentes representantes dos 20 municípios da região nordeste, o senhor Antonio, fez uma saudação de abertura aos convidados e membros do CODETER, logo após se compôs uma mesa com o Donato/MDA, Hadilson/SAGRI, Basileia/EMATER.
Em seguida Hadilson Miranda, representante da SAGRI fez uma apresentação do andamento dos projetos territoriais ressaltando os pontos positivos e negativos. O coordenador do CODETER, senhor Antonio fez uma avaliação as reuniões do território,e em seguida o senhor Hadilson/SAGRI, expôs que alguns projetos de 2004 a 2007 não poderia mais ser mais renovados, ficando assim muitos projetos parados.
Outros pontos bastantes debatidos pelos membros do colegiado foram os problemas burocráticos que se tem com as entidades apoiadoras para aprovar a um projeto; a dificuldade de se conseguir uma licença ambiental com as Secretarias de Meio Ambiente - SEMAs. Em seguida o Donato do Ministério do Desenvolvimento Agária - MDA, fez alguns informes sobre o valor destinado para o TENEPA que seria de 550.000,00.O qual sera para financiar projetos e propostas para o território nordeste paraense.






.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

8a Feira de Economia Solidária do Mercosul, em Santa Maria - RS


Por Secretaria Executiva do FBES
Ocorreu ontem, 14 de julho de 2012, o 8o Seminário Latino Americano de Economia Solidária durante a 8a Feira de Economia Solidária do Mercosul, em Santa Maria - RS. O seminário contou com a participação de militantes da economia solidária de Brasil, Argentina e Uruguai e foi organizado pelo FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), EMS (Espaço por um Mercosul Solidário) e Ripess-Lac (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária da América-Latina e Caribe).
O objetivo do seminário foi analisar a situação da região quanto a relação entre o estado e a sociedade civil, do ponto de vista do movimento da economia solidária, principalmente num contexto regional de quebra de democracias e golpes de estado.

Leia Mais: www.fbes.org.br

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rede Capim de EPS participa de Curso de formação do CFES

O CFES (Centro de Formação em Economia Solidária) Incubadora da UFPA (Universidade Federal do Pará) Promoveu de 03 a 05 de julho 2012,  mais um seminário para discussão do PPP ( Plano Político Pedagógico) onde  se procurou  mecanismos para certificação, capacitação e formação em economia solidária no Região Norte do Brasil.
A Rede Capim de Economia Popular e Solidária, membro do Conselho de Redes do Estados do Pará, e do Fórum paraense de economia solidária esteve presente representada por Romeu Ferreira Guimarães presidente da A.P.H.D.E. Ass. Prod. Hortifrutgranjeiros do Município de Dom Eliseu-PA, um dos empreendimentos Rurais
No evento estiveram representados através dos respectivos Foruns, os sete estados da Região Norte, Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.
Durante os três dias de trabalho, levando em conta os princípios da economia solidária, as dimensões, Filosófica, Social, Política, Desenvolvimento Sustentável e Pedagógica  se traçaram várias diretrizes que serão implantadas com suporte referencial de obras de variados autores e acima de tudo com o fortalecimento e emancipação dos empreendimentos que militam no movimento. A parceria de entidades de apoio é de fundamental importância e acima de tudo o olhar responsável dos gestores públicos, por forma a implantar as políticas públicas necessárias para o rápido andamento do processo em sintonia com a SENAES ( Secretaria Nacional de Economia Solidária).