segunda-feira, 25 de junho de 2012

Instituto Popular Amazônico lança Calendário da Rede Capim de EPS

 

 

O Instituto Popular Amazônico e a Cáritas Paragominas lançou no ultimo dia 25 o Calendário da Rede Capim de Economia Popular e Solidária.




Este Material foi produzido pelo “Instituto Popular Amazônico”, com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. E contou com a parceria da Cáritas Diocese Bragança, Fórum Paraense de Economia Solidária. O calendário é resultado dos trabalhos que vem sendo desenvolvido pela coordenação da colegiada da Rede Capim de Economia Popular e Solidária, na região território nordeste paraense, e mostram um pouco das experiências vivenciadas nas visitas, oficinas, seminários e feiras de economia solidária realizada na região com os empreendimentos solidários.
O objetivo deste material é divulgar as inúmeras iniciativas do(a)s  trabalhadores (a)s, dos empreendimentos solidários da zona rural e urbana, entre grupos formais e informais, existentes nos municípios que compõem a REDE CAPIM de EPS, no sentido de contribuir para o fortalecimento da economia solidária na região.



IPA Realiza Análise de Conjuntura em Paragominas



O Instituto Popular Amazônico realizou no ultimo domingo (24) uma Analise de Conjuntura social e política de Paragominas. No momento estiveram presente a direção, sócios e fundadores do IPA. A analise de Conjuntura foi coordenada por Cleciana Silva e Ivaldo Sousa, os debatedores foram José Wilson Alves e Avelino Silva. 30 pessoas participaram do evento que no conjunto da reflexão reafirmou a esperança por mudança do povo de Paragominas, drástica divisão de classe notoriamente observada na cidade entre os lados que moram os ricos e o lado que mora o povo.

Ainda seguindo a reflexão da análise, o cenário político apresenta apenas o nome do antigo nome do PMDB que agora assumi sua posição no PSDB e disputa mantendo a hegemonia atual de 16 anos de tucanos no poder em Paragominas, contra os sonhos e esperanças representada pelo Professor Raydson Cunha (PT) – que é vice-presidente do Sindicato dos Servidores Publico e reúne um conjunto de lideranças e dirigentes sociais em seu nome.
O pressuposto da burrice ou do encobrimento de prováveis erros remonta a totalidade com que a Câmara de Vereadores do município se tornou para com a prefeitura local, ou seja, o poder legislativo se tornou um escritório da prefeitura, sendo assim, espaço sem expressão, sem credibilidade e inócua.

O aumento das atuais 10 vagas no legislativo municipal para 13 cria uma grande expectativa, e com uma possibilidade dos atuais 10 só retornarem apenas 5 alegra muito o povo que quer mudança e transparência.

O município que antes ate a ultima campanha da Fraternidade que tinha como tema “A terra geme em dores de parto” – 2011 assim como as demais que tratava da floresta e da defesa do meio ambiente nunca foram aceitas pelo poder econômico e pelos detentores de poder publico, agora, discussão num tom de ambientalista: Município Verde.
O Instituto tenta fazer o exercício de reunir seus sócios e convidados para a reflexão do seu papel e dos desafios na sociedade de Paragominas quanto a formar opinião e defender a democracia participativa.
 

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Inauguração de Nova Paróquia em Paragominas.


          No ultimo dia 10 de junho foi realizada a missa de inauguração da Paroquia Nossa Senhora de Nazaré localizada no bairro Promissão III em Paragominas. A Missa foi presidida pelo Bispo diocesano Dom Luiz Ferrando, que junto com o mais novo  Pároco da comunidade, Pe. Deusamado Moura, e os padres das paroquias vizinhas, Pe. José Calazans, Marcio Pinheiro, Francisco Albertin e Antônio Carlos de Paragominas, o Pe. Juracy Reis, de Ipixuna do Pará, que celebraram este momento litúrgico e importante para a comunidade católica de Paragominas.  A igreja da paróquia Nossa Senhora de Nazaré ficou lotada de fiéis de várias comunidades do município, inclusive da zona rural que vieram participar deste momento festivo junto com o Padre Deusamado Moura e toda a comunidade católica de Paragominas.

O Instituto Popular Amazônico, fez-se presente na missa de inauguração através de sua presidenta Cleciana Silva, Fábio Junior ( secretario executivo)  Assessor de projetos  José Wilson e da sócia Lorena Carla. A presidenta parabenizou o mais novo pároco de nossa cidade o Pe. Deusamado Moura.


O Instituto Popular Amazônico e todo a sua direção e sócios, deseja aos Católicos da nova paróquia nossos sinceros parabens! que Deus abençoe sempre o seu povo através do trabalho pastoral desta Igreja. Ao Padre Deusamado, nossas orações e pedimos a Deus que lhe dê forças e disposição para o serviço pastoral e perseverança na caminhada rumo a terra de justiça e liberdade.



Informações Gerais:

Paroquia terá como abrangencia bairros/comunidade:
- Promissão I
- Promissão II
- Promissão III
- Morada do Sol
- Olga Moreira
- JK
- CAIP
- Paragonorte

Padre Deusamado:
- Ordenando em 02.01.1992 - Bragança
- Doutor em Teologia Pastoral - Roma
- Assessor da Cáritas Paragominas
- Diretor da TV Nazaré Paragominas
- Assessor da Guarda de Nsa. Sra. de Nazaré - Paragominas

terça-feira, 5 de junho de 2012

Plenária de Economia Solidária em Dom Elizeu

Domingo (03) foi realizado a Plenária Municipal de Economia Solidária, organizada pela Rede Capim de Economia Popular e Solidaria e Instituto Popular Amazônico, com a parceria com a Associação de Hortifruti Granjeiro de Dom Elizeu. Na ocasião, reunião 20 pessoas dos mais variados empreendimentos e organizações. Houve tambem a representação da Prefeitura Local. Eduano Silva - articulador da Rede Capim e José Wilson Alves - Assessor do Instituto Popular Amazônico e, Romeu Guimarães - membro da Coordenação do Rede e representante da mesma no Forum Paraense de Economia Solidária coordenaram o processo, que debateu fortemente os elementos que nortea os valores e principios da Economia Solidaria. Entre os pontos do debate estava as questões voltadas para as dificuldades e oportunidades.
O presentes ressaltaram as dificuldades vividas pelos grupos por falta de acesso as politicas publicas e assessoria para o segmento, contudo, o apoio da Rede e do IPA para avançar a economia solidária se tornou uma luz para os empreendimentos, segundo os presentes.
Ao final, com muita mistica e alegria foi encerrado logo apos o meio dia a plenaria com grasndes perspectivas e esperanças.