segunda-feira, 24 de outubro de 2011

FEIRA DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA EM PARAGOMINAS-PA

Economia Solidária. Uma outra Economia Acontece.


Economia Solidária, é um jeito bem diferente das pessoas se organizarem, em torno do seu trabalho e dos benefícios que este pode produzir. É um movimento de organização de homens mulheres que a partir de um trabalho coletivo possam desenvolver formas de geração de renda. A economia solidária vai além da geração de renda e traz propostas de mudanças nas relações interpessoais e com o meio ambiente.

Papargominas se prepara para o 4º Seminário e 3ª Feira de Economia Popular Solidária, a realizar-se- à nos dias 25, 26 e 27 de novembro deste ano. Se pretende reunir mais de 100 empreendimentos da região dos municípios, São Miguel do Guamá, Mãe do Rio, Ipixuna do Pará, Auróra do Pará, São domingos do Capim, Itituia, Capitão Poço, Concordia, Paragominas, Ulianópolis, Dom Eliseu e Rondon do Pará, que são os municípios que compoêm a REDE CAPIM de EPS. Contaremos ainda com a participação de grupos de outras redes de economia solidária.

Esse é um dos momentos de reunir empreendimentos como, grupos de mulheres, artesãos, grupos da agricultura familiar, grupos culturais, entre outros, para se fazer uma troca de experiência, conhecer novos grupos e aprofundar mais o debate sobre com Economia Solidária no Brasil, no estado e até mesmo no próprio município, e o que o poder público está oferecendo quanto ao assunto; como acessas os créditos destinados para esse público que é o pequeno empreendedor, dentre outros assuntos que estão dentro do debate.

A FEIRA

A feira é um dos momentos de levar pra sociedade o que os grupos de economia solidária tem para oferecer, que vai além de seos produtos. mais sobretudo a história de vida de cada homem, de cada mulher.

Eduano da S. Santos

sábado, 22 de outubro de 2011

Instituto Popular Amazônico Participa de Agenda Territorial no Pará.


Instituto Popular Amazônico Participa de Agenda Territorial no Pará.
Belém, 21/10/2011
Nos dias 20 e 21 o IPA esteve presente através de sua Presidenta Cleciana, do Secretário Executivo Fabio Jr e Secretária Adjunta Raniele Xavier na reunião técnica do Plano Safra, reunião com os territórios e o Secretário Jerônimo Rodrigues da SDT/MDA abertura do Frutal Amazônia, lançamento do Plano Safra e entrega do resumo dos PTDRS dos territórios paraense.

Reunião Técnica do Plano Safra
Na quinta dia 20 no Hangar Centro de Convenções, ocorreu a reunião organizada pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e pela Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, que esteve focado nos créditos fundiários e nos tramites para o acesso aos recursos e políticas de fomento a agricultura familiar.
Entre o IPA e outras organizações da sociedade civil, prefeituras e órgãos do Governo do Estado, também estiveram presentes.

Reunião dos Territórios com o Secretário Jerônimo (SDT)
Após a reunião do plano safra iniciou a reunião com o Secretário Jerônimo e os representantes dos Territórios do Pará, nessa ocasião, o Instituto Popular Amazônico que é membro do Núcleo Diretivo do Território Nordeste Paraense, esteve presente, representado pela sua Presidenta Cleciana Silva e Raniele Xavier. A reunião esteve voltada para uma analise apresentada pelo secretário das perspectivas do Programa Territórios da Cidadania e o advento do Programa Brasil Sem Miséria.

Abertura Oficial do Frutal Amazônia
As 21h o iniciou solenidade de abertura do  Frutal, na ocasião esteve a presença do Governador do Estado e o Secretário Jerônimo da SDT entre vários outros atores sociais. O Frutal nesse ano esteve voltado para a comercialização de flores.
O Frutal esta nesse momento tendo grande êxito de publico e com grandes possibilidades de negócios em suas rodadas.

Lançamento do  Plano Safra e Entrega do resumo dos PTDRS do Pará
Na sexta dia 21 as 10:30 o Ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, com vários atores territoriais no espaço do Frutal, fez o lançamento do plano safra 2011 – 2012, na ocasião foi entregue também o resumo dos PTDRS dos oitos territórios paraenses.
O Instituto Popular Amazônico esteve presente, na oportunidade presenciou o fato histórico da entrega já tentada a dias ser entregue ao governador e só conseguido nessa ocasião por intermédio do Ministro Florence.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CÁRITAS DE PARAGOMINAS EM BREVE COM NOVAS INSTALAÇÕES.

A Cáritas de Paragominas realizou o no ultimo dia 14 SOLIDARIEDADE E MUSICA, um show com musicas ao vivo. O evento foi um momento onde se pode reunir os parceiros, voluntários e amigos para confraternizar e também ser solidários com as obras da futura sede da instituição, que passa por reformas.

O show aconteceu no próprio espaço onde será a futura instalação da Cáritas de Paragominas, e contou com a fantástica apresentação de Amaury Ramalho e Ivina, que animaram o show com musicas popular brasileira, enquanto era exibido slides com fotos dos projetos e atividades realizadas pela cáritas no município e região ao longo dos últimos anos.

Outros cantores como, Domingos, Wilistom e José Wilson que a convite do casal também deram sua parcela de contribuição e cantaram algumas musicas de seus estilos.

A Cleciana Silva – articuladora local da Caritas de Paragominas aproveitou para deixar seu recado, quanto às novas instalações da instituição:

“A todos que estão com a gente, aos parceiros e voluntários é sempre bom estarmos reunidos, para construirmos momentos importantes da nossa historia. E com apoio da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, estamos nos empenhando para garantir um espaço aconchegante. Esperamos logo estarmos instalados, para melhor tocar os projetos que a Cáritas acompanha aqui no município,e deixo o convite para quem quiser conhecer melhor nosso trabalho e até pra quem queira nos ajudar de alguma forma, ou até mesmo ser voluntários com a gente é só nos procurar.”
Eduano S.Santos

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

REDE CAPIM DE EPS SE PREPARA PARA 4º SEMINÁRIO E 3ª FEIRA DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA.

 
A coordenação colegiada da Feira e Seminário de Economia Solidária da Rede Capim de EPS esteve reunida em Paragominas-Pa, com o objetivo de definirem alguns detalhes para a realização do evento previsto para novembro deste ano.
No dia 25,26 e 27 de novembro será realizado a 4ª edição do Seminário e a 3ª Feira e de Economia Popular Solidária, que acontecerá no município de Paragominas-Pa. Atividade essa, que é apenas um dos momentos de compartilhar, conhecer e trocar as experiências vivenciadas por cada pessoa que estão dentro da rede Capim, e que também por quem estão dentro da economia solidária, uma prática vivenciada em todo o pais e que cada vez mais tem ganhado forças e dado uma outra alternativa de vida, principalmente para as famílias mais carentes.
A Rede Capim hoje acompanha mais 20 empreendimentos em 14 municípios que banham o Rio Capim, e ao longo dos últimos meses a equipe de articulação tem decido para os municípios que faz parte da rede, para fazer um mapeamento dos empreendimentos e conhecer de perto suas histórias, suas experiências, como também fazer um trabalho de formação quando aos princípios da Economia Popular Solidária, motivando-os a se organizarem e a buscarem melhor alternativa de vida.
O evento será um momento formação, de debates e trocas de experiências, como também de comercialização dos produtos trazidos pelos grupos que participarão da feira e seminário. Contará também com participação de vários grupos culturais da região nordeste paraense quê estarão se apresentando no decorrer da feira. Contará também com a participação de grupos de outras redes de economia solidária.

Eduano S.Santos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Conferência Territorial de Juventude do Nordeste Paraense acontece em Ipixuna do Pará


Foto: Jose Wilson

Cem jovens vindos dos 20 municipios que compõe o Territorio Nordeste Paraense, ocuparam o municipio de Ipixuna do Pará, levando sua ginga e sua graça, para a formulação de políticas publicas de juventude. A Conferência inciou na sexta dia 7 as 9h e encerrou no sabado (8) ao meio dia.
O envento, reuniu jovens de comunidades rurais e urbanas dos municipios do Territorio, e com muita animação e disposição a conferencia seguiu assessorada por José Wilson Alves e Ana Teresa ambos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministerio do Desenvolvimento Agrário.
O MDA foi muito decisivo para a realização das conferencias territoriais de juventude, que alem do Nordeste Paraense, o Territorio Baixo Tocantins realizou sua conferencia em Baião nos dias 1 e 2 de outubro.
Um conjunto de organizações entre elas, o IADH, IICA, IPA, Rede Capim de Economia Solidaria  e Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará, foram importantes para que o evento acontecesse com sucesso.
Ao final a Conferencia aprovou a criação de uma Comissao Provisória de constituição do Comitê de Juventude e de uma moção de repudio contra a tentativa de divisão do Estado do Pará.

Segue a redação da moção:

1ª CONFERENCIA TERRITORIAL DE JUVENTUDE DO NORDESTE PARAENSE

MOÇÃO DE REPUDIO CONTRA A TENTIVA DE DIVISÃO DO ESTADO DO PARA

O Pará tem um significado no cenário nacional seja econômica, cultural, política e socialmente, com uma dimensão geográfica marcada pelas características gigantescas e exuberantes por natureza, e nós juventude do nordeste paraense reunidos na 1ª Conferencia Territorial de Juventude do Nordeste Paraense nos dias 07 e 08 de outubro em Ipixuna do Pará, manifestamos nosso repúdio pela intenção de setores da sociedade paraense em dividir o Estado alegando enganosamente interesses do povo, o que denunciamos serem essas justificativas enganosas, pois, a divisão só nos trará o retrocesso, e empoderamento de senhores donatários e retrógrados de regiões do Estado que estão querendo construir um estado para eles próprios.
A juventude do Território Nordeste Paraense presente nesta conferencia oriundos dos vinte municípios que compõe o território da cidadania do nordeste paraense, representados pelas pastorais sociais, movimentos sociais do campo e cidade, sindicatos, Ong´s, Rede de Economia Solidária.
Por meio deste instrumento fazemos saber a toda a População do Estado do Pará e a nação Brasileira, o nosso sentimento de repudio a tentativa de divisão do Estado do Pará, e dessa forma, somos  irrestritamente contra a separação territorial do Pará, pois a nenhum elemento apresentado para essa divisão, seja ela, a dimensão geográfica, econômica ou política, é suficiente para justificar tal iniciativa separatista.
Por essa razão, reiteramos nosso compromisso e esperança, num estado unido, desenvolvido, cheio de oportunidades, para homens e mulheres, do campo e da cidade, com plena capacidade de envolver todas as suas camadas sociais sem distinção ou descriminação.
Somos totalmente favoráveis a aplicação de mais recursos para que possamos ter um desenvolvimento territorializado, que possamos ter a juventude, assim como todos os segmentos da sociedade com maior dificuldade de acesso a política publica, tenham seus direitos respeitados e sua dignidade preservada pelo Estado.
Denunciamos o golpe, que antigos dominantes do Estado do Pará, agora aparentemente em fase de decadência política no Estado, querendo com toda força, com muita força voltar ao poder político, criando dessa forma um estado para si próprio.
Portanto, as delegadas e os delegados presentes nesta conferencia aprovam e pedem que seja divulgada a presente moção de repudio contra a divisão do Estado do Pará.

Ipixuna do Pará-PA, 08 de outubro de 2011.