segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reciclagem de Papel


O projeto executado pela Cáritas Brasileira, acompanha em Paragominas e em outros nove (9) municípios de três (3) Estados do Brasil há um ano catadores e catadoras de materiais recicláveis, em Paragominas são quarenta e cinco (45) da Cooperativa COOPERCAMARE e dez (10) do bairro Aragão, os mesmo tem participado através do projeto de intercâmbios com outros catadores dos municípios de Bragança-PA, Abaetetuba - PA e em eventos como seminários, oficinas e feiras da Economia Popular Solidária – EPS articulada pela Rede Capim de EPS, neste sentido temos avançando na inclusão dos catadores em espaços de reconhecimento social quanto categoria de trabalhadores, além disso, tem sido realizado debates de organização de cooperativismo, coleta seletiva com pratica inicial a coleta do papel (jornal, revistas), para os catadores do Aragão que produzem artesanato em papel.


Catadores do Aragão


O trabalho de coleta do papel é desenvolvido pelos catadores/as do Aragão, que produzem diversas peças, para decoração, bijuterias e lembrançinhas, na perspectiva de geração de renda e também de diminuir os impactos ao meio ambiente através do período de decomposição do papel que é de três (3) a seis (6) meses, com a reciclagem do papel o tempo útil pode chegar a mais de dez (10) anos.

Colabore com a preservação do meio ambiente, colabore também com a produção de artesanato reciclando papel e reciclando vidas.


Artesanatos





Grupo de Catadores do Aragão



Cleciana Silva
Articuladora Local

domingo, 2 de maio de 2010

Servidores realizam eleição de sindicato em Paragominas

Durante todo o dia 1º de maio o Sindicato dos Servidores Público Municipais de Paragominas, realizou seu processo de eleição para a nova diretoria, com o registros de 4 chapas: Chapa 1 – Trabalhando com ética tendo como presidente o Sr. Francisco Barros; Chapa 2 – Fazendo Acontecer tendo como presidente: Professor Edimar; Chapa 3 – Seriedade e compromisso, tendo como presidente: Natanael Damasceno; Chapa 4 – Nossa luta é coletiva, tendo como presidente o Professor Anacleto.


A eleição foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Paragominas, com uma intensa participação de eleitores sindicalizados e de visitantes em geral. Segundo observadores foi uma das maiores em participação de filiados e publico em geral.

As chapas concorrentes estiveram montando seu apoio dentro de um clima de respeito, participação coletiva e reciprocidade entre as chapas.

O resultado da eleição:

Chapa 1 – 425 votos – 44%

Chapa 2 – 84 votos – 8%

Chapa 3 – 190 votos – 20%

Chapa 4 - 273 votos – 28%

A chapa vencedora tem como seu principal líder o Segurança patrimonial Sr. Francisco Barros e como vice o Professor Raydson, segundo o Professor Avelino Silva e o Segurança Patrimonial Admilton Cordeiro, que são participantes da diretoria da chapa vencedora e que estiveram envolvido intensamente na coordenação da campanha, segundo eles, a vitoria se deu pela esperança que o servidor tem na renovação, seguido da demonstração de boa fé e responsabilidade que todos da chapa-1 possui sobre tudo, do seu presidente e vice. Os seguranças patrimoniais e as ASG´s que são classes esquecidas e menos favorecidas pela prefeitura e pelas administrações anterioras do SINSEP, que não deram atenção equitativas a categoria, e que nesse caso desta eleição, esse segmento esta contemplado com a eleição do Sr. Francisco da Chapa 1.

Todos os servidores seguiram para o clube dos servidores para comemorar a eleição, a vitória e o exercício da cidadania e democracia dos servidores.

Na ocasião o atual presidente Juvenal, fez uso da palavra parabenizando a todos da chapa 1 e fazendo uma analise do processo, que segundo ele, representa uma retomada com toda força da luta em defesa dos direitos dos servidores públicos municipais de Paragominas. Juvenal, reforçou, a pouca atenção que a Prefeitura local tem dado as questões prioritárias dos servidores.

Passado a palavra ao Sr. Francisco presidente eleito, ele agradeceu, a todos os presentes, e declarou que setores da prefeitura e algumas personalidades tinham medo que ele fosse petista, e continuou dizendo: não sou petista. A presença de cada um foi importante para este momento e que a luta vai ser importante e vamos retomar as nossas lutas em defesa dos servidores.

O Professor Raydson, vice presidente eleito do SINSEP nas suas palavras agradeceu a cada um dos participantes que contribuíram no processo, e que o sindicato agora tem uma diretoria que vai avançar no apoio a todos os servidores e fortalecer o sindicato.

Regado a muita música, os servidores e apoiadores da chapa-1 e pessoas das outras chapas concorrentes estiveram presentes na comemoração , demonstrando que o processo agora é de diálogo e unidade da categoria.