sexta-feira, 9 de abril de 2010

Começa segunda, no Brasil, o I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale


Natasha Pitts *

Adital -

De 12 a 15 deste mês, membros de movimentos sociais, sindicatos, organizações e comunidades impactadas pelas obras da Vale estarão reunidas no Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil, para trocar experiências e tornar mais numerosa e eficaz a luta contra as ações da Vale, empresa que gera impactos sócio-ambientais e viola os direitos humanos de inúmeras populações. Estarão no ‘I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale’ representantes do Brasil, Moçambique, Canadá, Peru e Chile.

De acordo com padre Dario Bossi, membro da coordenação da Campanha "Justiça nos Trilhos", uma das apoiadoras do I Encontro, o evento reúne vários objetivos.

"O primeiro é a construção de alianças baseadas nas reivindicações comuns. Também serão fortalecidas as lutas dos atingidos pela Vale e dada visibilidade aos conflitos gerados em várias localidades. Neste mesmo sentido, buscaremos afunilar as ações em conjunto para tornar nossa luta mais forte e buscar encaminhamentos para denunciar as ações da empresa. Será gerado ainda um espaço para troca de experiências que deram certo", enumera.

Grande parte das comunidades afetadas pelas ações da Vale começaram a se organizar para divulgar os prejuízos e violações aos direitos humanos que vem sofrendo, assim como as lutas e eventos de combate às ações da transnacional. Esta articulação gerou e ainda têm gerado uma diversidade de materiais impressos, informativos, blogs, e outras formas de denúncia.

"As comunidades vão levar os materiais que estão produzindo e trocar. Com isso, queremos também furar a mídia que é favorável e conivente às ações da Vale, que não denuncia e divulga a situação enfrentada por populações do Brasil, do Chile, do Peru, de Moçambique e de vários outros lugares", esclarece padre Dario.

Os momentos fechados do Encontro deverão concentrar cerca de 150 participantes, já os momentos abertos devem agregar uma quantidade superior. Após a abertura do Encontro, que será realizada na Baía de Sepetiba, estão previstas até a quinta-feira atividades como sessão de vídeos e documentários, intervenções artísticas e culturais e o lançamento do dossiê "Impactos e Violações da Vale no Mundo 2010".

A programação do I Encontro Internacional também prevê uma reunião entre lideranças nacionais e internacionais com representantes da Vale. Para padre Dario, este momento de enfrentamento direto entre manifestantes e representantes da Vale ,durante a Assembleia dos Acionistas, será uma oportunidade para "analisar as estratégias da Vale, pensar como combatê-las e desmontá-las".

O I Encontro Internacional dos Atingidos pela Vale será encerrado com um ato em frente a sede da empresa, localizada na rua Graça Aranha, número 26. A previsão é que o Encontro seja replicado nos próximos anos em outras cidades afetadas.

Prejuízos

Os danos causados pelas atividades da Vale nos cinco continentes são numerosos e vão desde a contaminação de água potável até a destruição da biodiversidade. No Brasil, a população sofre com a poluição e a expulsão de suas terras. Na Argentina, um projeto de potássio ameaça secar o rio Colorado, que abastece toda a região de Mendoza. No Canadá, os trabalhadores estão há nove meses em greve contra a tentativa de empresa de negar direitos adquiridos pela classe. Moçambique, Peru e Chile também sofrem com as ameaça à biodiversidade e às terras de camponeses e indígenas.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Programação da Feira e Seminário de Economia Popular Solidaria em Paragominas

A programação para a Feira e Seminário,contempla exposição e comercialização, contudo,sao esperandos apresentações culturais vindos de diversos municipios, oficinas dos mais variados temas, tais como, gestão participativa, agroecologia, meio ambiente, gragistismo, hip-hop, capoeira, trança africana, juventude e politica, juventude e economia popular solidaria entre outros.

No sábadado as 07h inicia com mística
Às 08h analise de conjuntura
Painel sobre economia solidaria e CF/2010 Ecumenica
Depois do almoço as 14h oficinas (gestão participativa, agroecologia, meio ambiente, tecnologia de comercialização solidaria, valorização dos saberes e da aprendizagem)
Às 18h cortejo cultural organizado pelos jovens do Movimento Amazônico Rural e Urbano
Em seguida às 20h abertura oficial da feira de EPS

Domingo:
Continua a exposição e comercialização com os grupos solidarios ao mesmo tempo que acontece a partir das 09h as oficinas (grafitismo, hip-hop, meio ambiente, agroecologia, teatro, dança...)
E o encerramento esta previsto para as 17h.


Maiores informações:
Rede Capim de Economia Popular Solidaria - redecapimeps@yahoo.com.br
Instituto Popular Amazônico - ipa.pgm@hotmail.com (91) 3729-6522
Cáritas Brasileira Regional Norte-II caritaspgm@hotmail.com (91) 3729-1010
Av. do Contorno, 369 - Centro - Paragominas-Pa CEP 68625-970

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dia 10 e 11 de abril feira e seminario de Economia Solidaria em Paragominas

São esperados cerca de 200 pessoas organizados em 35 empreendimentos solidarios de diversas partes do Pará. A 2ª Feira e o 3º Seminario de Economia Popular Solidaria, segue com o apoio fortalecido pela Campanha da Fraternidade Ecumenica de 2010, que segundo os organizadores ganhou mais força neste ano.
O Seminário acontecerá no Sitio Rainha da Paz, mais conhecido como sitio dos padres, até ao meio-dia do dia 10 (sábado) e continua a programação com as oficinas temáticas na Escola Maria da Silva Nunes proximo ao Ginasio de Esporte onde contecerá apartir das 19h a feira de economia popular solidária.
No domingo o dia todo acontecera simultaneamente diversas oficinas e a realização da feira com o encerramento previsto para as 17h.
Dentro da programação esta sendo esperado 10.000 pessoas como visitante nos stand´s da feira, aproximadamente 50 voluntarios estarão de prontidão e cerca de 20 grupos e entidade envolvidas estarão participando da atividade em Paragominas.